Lafaiete acolhe 2 mil peregrinos no encontro Arquidiocesano da Rede Mundial de Oração do Papa

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

O Santuário Basílica Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, realizou, no domingo, 18 de outubro, o Encontro Arquidiocesano da Rede Mundial de Oração do Papa. O encontro reuniu cerca de 2.500 peregrinos das cinco regiões da Arquidiocese de Mariana e também da Arquidiocese de Belo Horizonte. O encontro congregou os dois braços da Rede: o Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), em um dia marcado pela oração, pela fraternidade e pela comunhão eclesial.

Com o tema “Com o Sagrado Coração de Jesus, somos Rede Mundial de Oração do Papa a serviço da missão” e inspirados pelo versículo “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5), os participantes foram convidados a renovar sua entrega aos trabalhos da Igreja, unidos ao Santo Padre e às suas intenções de oração.

A programação também recordou os 170 anos da oficialização da Festa do Sagrado Coração de Jesus pelo Papa Pio IX, em 1856, ressaltando a importância dessa devoção na vida da Igreja e o convite permanente a contemplar o Coração de Cristo, fonte de amor, misericórdia e salvação.

MOMENTOS DE ORAÇÃO E CELEBRAÇÃO

Um dos momentos centrais foi a Adoração Solene, presidida pelo neossacerdote Pe. Kleiton Paschoal, membro do Apostolado da Oração. A celebração seguiu o roteiro mensal de oração pelas intenções do Santo Padre para outubro, reunindo os fiéis em profunda experiência de oração diante de Jesus Eucarístico.

Durante a tarde, os participantes também tiveram a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação. Os padres José Evangelista, Evandro Luís, Geraldo Gabriel, Carlos Roberto Cremonezi, Kleiton Paschoal e Euder Canuto estiveram disponíveis para atender às confissões, proporcionando aos peregrinos um momento de encontro com a misericórdia de Deus.

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo padre Euder Canuto, pároco do Santuário Basílica e diretor arquidiocesano do Apostolado da Oração e do MEJ. A celebração contou com a concelebração do padre Kleiton Paschoal e padre Roberto, da Paróquia Santa Inês, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que peregrinava no local acompanhado por uma romaria de sua comunidade paroquial.

A COMUNHÃO QUE FORTALECE A MISSÃO

Ao avaliar a experiência vivida, o padre Euder Canuto destacou a força espiritual do encontro e a importância da fraternidade e da oração na missão dos membros da Rede Mundial de Oração do Papa.

“Este encontro arquidiocesano da Rede Mundial de Oração do Papa foi uma ocasião muito forte de renovar nossas energias. Experimentamos juntos, como membros do Apostolado da Oração e do MEJ, a graça da comunhão eclesial e da nossa missão que se vive, sobretudo, através da fraternidade e da sincera oração que nos ensina voltarmo-nos para o Amor do Coração de Jesus e para os irmãos, uma vez que n’Ele aprendemos a cultivar um coração semelhante ao d’Ele, cheio de compaixão e misericórdia pelos que sofrem”, afirmou o sacerdote.

O coordenador leigo arquidiocesano, Wescley Antunes, também ressaltou a alegria de acolher tantos membros da Rede e testemunhar o entusiasmo dos participantes. Para ele, o encontro renova as forças dos grupos, fortalece a perseverança na caminhada e reforça a importância de acolher os novos membros e valorizar a presença dos jovens na missão evangelizadora.

A JUVENTUDE EUCARÍSTICA A SERVIÇO DA IGREJA

A presença do Movimento Eucarístico Jovem foi um dos destaques do dia. Participaram jovens das paróquias Santíssima Trindade, de Ponte Nova, Nossa Senhora da Assunção, Catedral de Mariana, e do próprio Santuário Basílica Sagrado Coração de Jesus.

A participação do MEJ evidenciou a vitalidade da missão evangelizadora junto à juventude e a importância de formar jovens profundamente eucarísticos, orantes e missionários, comprometidos com a vida da Igreja e com o serviço aos irmãos.

O encontro foi, assim, uma expressão da Igreja peregrina, reunida em torno do Coração de Cristo e unida ao Papa em oração. A experiência fortaleceu os laços de fraternidade entre os participantes e renovou o compromisso de viver a espiritualidade do Apostolado da Oração e do MEJ no cotidiano, oferecendo a própria vida a serviço da missão.

Que os frutos deste encontro se multipliquem nas comunidades e nos grupos da Arquidiocese, renovando o ardor missionário e o compromisso de uma Igreja que reza, oferece e serve.

Com informações e fotos: Basílica Sagrado Coração de Jesus – Conselheiro Lafaiete.

Leia também:

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes