Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Dom Airton José dos Santos é nomeado novo Arcebispo da Arquidiocese de Mariana.

A Arquidiocese de Mariana publicou na manhã desta quarta-feira (25), no site oficial da instituição religiosa a nomeação do novo Arcebispo Arquidiocesano. Dom Airton José dos Santos, atualmente é Arcebispo Metropolitano de Campinas (SP), foi nomeado o novo Arcebispo de Mariana após comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil em virtude do Papa Francisco ter aceitado a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por  Dom Geraldo Lyrio, atualmente no cargo como Arcebispo da Arquidiocese.

Dom Airton, nasceu em 25 de junho de 1956, na cidade Sul Mineira de Bom Repouso, na Arquidiocese de Pouso Alegre. Cursou Filosofia na Faculdade do Ipiranga e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Direito Canônico obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Pertencente ao Clero da Diocese de Santo André (SP), onde  foi ordenado Bispo Auxiliar em 02 de março de 2002, Dom Airton também já foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes(SP) no ano de 2004. Tomou posse como Arcebispo de Campinas (SP), em 15 de fevereiro de 2012. Exerce as funções de Grão-Chanceler da PUC-Campinas, entre outras atribuições, foi secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e atualmente é Presidente do mesmo Regional. Foi também membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Dom Geraldo exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Airton, programada para acontecer no próximo dia 23 de junho deste ano.

Na publicação, a Arquidiocese de Mariana agradeceu a Dom Geraldo pelos serviços prestados a frente da pastoral realizado ao longo de quase 11 anos, e deu boas vindas a Dom Airton José dos Santos, desejando-lhe feliz pastoreio.

Fonte: Arquidiocese de Mariana/Fotos: Divulgação.