Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Homenagem especial pelos 228 anos do aniversário de Conselheiro Lafaiete.

Nesta quarta-feira (19), o maior e mais importante município da região do Alto Paraopeba completou 228 anos de emancipação político-administrativo. Localizado às margens de uma das principais rodovias federais do país, o município de Conselheiro Lafaiete é cortado pela BR 040, e sua posição geográfica estratégica e proximidade com a Capital do Estado (100 km de distância), além de em seu entorno sediar grandes empresas mineradoras,torna a cidade atrativa e importante para atrair grandes investimentos.

Um de seus maiores propulsores que alavancam a economia do município estão basicamente concentrados no setor agrícola, comércio, prestação de serviço e na área da construção civil, este último, vem se despontando no setor econômico da cidade.

Cidade polarizadora e centralizadora da região do Alto Paraopeba, Conselheiro Lafaiete também se mostra forte no setor turístico, sobre tudo o religioso, onde as tradições se mantém viva, contando sempre com grande participação de populares nas cerimônias religiosas realizadas anualmente no município. Merecem ser destacadas dentro deste contexto, as celebrações da Semana Santa, Jubileu do Sagrado Coração de Jesus e Maria, e ainda, os festejos em devoção à Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Conselheiro Lafaiete.

Lafaiete respira cultura, o talento e o evolvimento da população local com este segmento desperta e proporciona uma série de atividades culturais no município, destaque especial para o Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete(Face), realizado anualmente na cidade e que atrai centenas de pessoas à Lafaiete, contribuindo para a valorização dos artistas e promovendo a cidade no aspecto cultural.

Lafaiete tem como uma de suas principais referência na área histórica e cultural do municípios, o prédio onde residiu o Barão do Suaçuí, um grande casarão histórico que atualmente funciona diversas atividades culturais, além de ser o guardião da história de Conselheiro Lafaiete, é neste lindo exemplar histórico, que estão guardadas as famosas Violas de Queluz, consideradas como sendo importante patrimônio cultural do município.

Atualmente, um das personalidades mais ilustre de Conselheiro Lafaiete, profunda conhecedora da história do município,  é a professora e historiadora, Avelina Maria Noronha Almeida. Dona Avelina, como é carinhosamente chamada, é uma profunda conhecedora quando o assunto é sobre a história de Lafaiete, tanto que, sua participação é constante em programadas de documentários exibidos pelos mais importantes veículos da imprensa brasileira que abordam como tema a história do município de Conselheiro Lafaiete. Conversar com Dona Avelina é mergulhar ao fundo no contexto da história de Lafaiete. O mais gratificante de toda as suas entrevistas que concede a esses veículos, é que em cada uma delas ela sempre traz algo de novo sobre a história do município, isso se deve ao fato do tempo em que cada programa tem para ser exibido, com isso, sempre que alguma emissora de televisão abordar algo relacionado a história de Conselheiro Lafaiete, lá estará a historiadora pronta para nos ensinar algo mais sobre os encantos históricos de Conselheiro Lafaiete.

O Vertentes das Gerais parabeniza a população da então Real Vila de Queluz,  atualmente Conselheiro Lafaiete, pelo aniversário de 228 anos.

Fotos: Januário Basílio e TV Alterosa.

Curta Nossa Página no Facebook:  https://www.facebook.com/Vertentes-das-Gerais-618141205016345/

Siga-nos, no Instagram: Vertentes das Gerais (Oficial).