INCÊNDIO ATINGE PARTE DA IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM OURO PRETO

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Incêndio atinge parte da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Ouro Preto

As chamas consumiram uma das portas da estrutura. A igreja é do século XVIII e tem imagens atribuídas a Padre Félix, irmão mais velho de Aleijadinho.

Um incêndio atingiu na madrugada desta segunda-feira (11) parte da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, uma das mais famosas de Ouro Preto, cidade patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas consumiram uma das portas da estrutura. Não há informações sobre como o incêndio começou.

Ninguém ficou ferido. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estavam no local avaliando o prejuízo.

A estrutura faz parte da Arquidiocese de Mariana. Em nota, a entidade afirmou que “foram tomadas medidas emergenciais como em vista da preservação da área atingida, para laudo técnico, e feitos os primeiros encaminhamentos para resguardar a segurança do templo religioso e para reparação, desde já, do dano causado”.

Ainda de acordo com a Arquidiocese de Mariana, as causas do princípio de incêndio estão sendo apuradas. “Sabe-se, a princípio, que foi em razão de um fogo produzido, externamente, junto à porta e que, em consequência, a destruiu, rapidamente, em poucos minutos, sem que o mesmo seguisse à frente, colocando em risco o templo religioso. Por muito pouco, a perda seria de proporções incalculáveis, com a destruição de um dos templos mais representativos e emblemáticos da arte barroca mineira”, informou o comunicado assinado pelo pároco padre Marcelo Moreira Santiago e pelo diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto Carlos José Aparecido de Oliveira.

A igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi construída em 1765. Ela é considerada ponto alto da arquitetura barroca e o autor é desconhecido. No interior da igreja, em sua nave central, se destacam seis altares laterais e dois púlpitos com base de granito e varanda de ferro, além do detalhe da pedra esculpida em forma de concha.  O templo religioso tem imagens atribuídas a Padre Félix, irmão mais velho de Aleijadinho.

 

Nota Oficial da Prefeitura de Ouro Preto

Na madrugada de hoje, 11 de março, a administração municipal tomou conhecimento do incêndio ocorrido na porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Ouro Preto. O fogo foi imediatamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. De imediato, a Prefeitura contatou o diretor do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), André Macieira, bem como a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, a qual já esteve no local realizando uma vistoria minuciosa da situação.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, também acionou as autoridades competentes, no caso a Promotoria e a Polícia Civil, para uma apuração rigorosa dos fatos, porque, em um primeiro momento, parece ser um incêndio de origem criminosa.

Por fim, a administração também entrou em contato com a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, responsável pela Igreja, para oferecer apoio irrestrito da Secretaria de Cultura e Patrimônio na busca de uma solução para o caso, bem como da recuperação da parte do bem que foi danificada.

Fontes: G1 Minas Gerais e Prefeitura de Ouro Preto.

Fotos: Lucas Godoy e Léo Homssi.

Leia também:

PROJETO ARTE NA ESCOLA RECEBE NOVOS INSTRUMENTOS MUSICAIS EM CONGONHAS

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes