Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Bombeiros Militares iniciam “Operação Estiagem” em bairros de Barbacena

Como o objetivo de prevenir e reduzir o alto índice de incêndios causados em vegetações e lotes vagos, comumente registrados neste período do ano na região, militares do Corpo de Bombeiros da Segunda Companhia Independentes deram início na tarde de segunda-feira (08)  a Operação Estiagem 2019.

O ponto inicial da operação aconteceu no bairro Diniz em Barbacena, onde cerca de 10 bombeiros militares em 4 viaturas, percorreram as principais ruas do bairro observando se os imóveis estavam em conformidade com a lei municipal, e também, se os proprietários vem  mantendo seus lotes limpos e conservados.

“Esta Operação preventiva é considerada como sendo de suma importância, e neste ano de 2019 deverão ser estabelecidas campanhas de conscientização da população, ações de vistoria em lotes vagos,  podendo ocorrer em parceria com a Prefeitura de Barbacena a fim de possibilitar ao órgão responsável pela fiscalização, a realização das devidas providências no que tange aos lotes que necessitem de capina e limpeza. Serão encaminhados relatórios relativos aos lotes que  não estejam devidamente limpos aos órgãos públicos municipais competentes,  bem como a promotoria do meio ambiente cientificando da situação de risco de incêndio e solicitando ações de regularização urbana no sentido de providenciar a capina e a limpeza dos terrenos, de forma a prevenir futuros incêndios em vegetação e danos a população e o meio ambiente”,comentou o 1º Tenente Jaime Tomaz, da Segunda Companhia Independente, que esteve à frente da operação.

Já para o morador, Marcos de Sousa, de 51 anos, ele destacou a ação desempenhada pelos bombeiros como sendo  muito eficiente: “Esta operação visa conscientizar a todos nós moradores em deixarmos os lotes sempre limpos para evitar todo e qualquer tipo de problema,  bem como, evitar na proliferação de animais nocivos à saúde humana, e também no combate ao aedes aegypti, dentre outros,” comentou.

De acordo com os bombeiros, somente no ano de 2018 foram vistoriados mais de 400 lotes vagos no município. A medida adotada foi importante para se obter redução nos números de incêndio causados em vegetação nesse tipo de imóvel.

Ainda segundo os bombeiros, a campanha prosseguirá até fim do período de estiagem de 2019.

Fotos: Bombeiros Militar de Barbacena.

Leia também:

AÇÃO REALIZADA EM BARBACENA RECOLHE CERCA DE 9T DE LIXO ELETRÔNICO