Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Palestra dá início às atividades da campanha Outubro Rosa em Barbacena

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), deu início, na terça-feira (1/10), no Auditório da OAB, às ações do Outubro Rosa na cidade.

Na abertura do evento, realizada no Auditório da OAB – estiveram presentes: Cacilda de Araújo Silva, Chefe de Gabinete, representando excelentíssimo prefeito Luiz Álvaro Abrantes Campos, a Secretária de Saúde Marcilene Dornelas de Araújo além dos organizadores do evento Alyne de Souza Silva e Maurício Becho Campos Júnior.

A palestrante convidada foi Marcela Campos Zaidan Fernandes, falou sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, não só para as mulheres, ‘(…) bem como a importância do autoconhecimento como chave para despertar poder, força e também para auxiliar na atuação da prevenção de doenças físicas e emocionais”, orienta a palestrante.

Em 2019, a campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Outubro Rosa tem como tema ‘Câncer de mama: juntos, sem medo’. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. Seja na busca do diagnóstico precoce, durante ou após o tratamento, a união nos dá força para enfrentar as dificuldades da doença e para buscar uma vida melhor.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce da doença. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como iluminação especial, corridas, palestras, eventos, etc.

O câncer de mama é hoje um problema de saúde pública. É a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.

“No outubro rosa de Barbacena, dois tipo de prevenção estão em destaque: A prevenção primária, que inclui a adoção de um modo de vida saudável, evitando também a exposição a substâncias causadoras de câncer; e a prevenção secundária que consiste em detectar precocemente e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais. Assim, além de eventos e palestras voltados a saúde mental e estilo saudável de vida, oferecemos a marcação de preventivos e mamografias para as mulheres que estão no perfil determinado pelo INCA. Realizaremos também o treinamento da equipe de atenção básica municipal e os principais profissionais da assistência e docência”, destaca a organizadora da Campanha Outubro Rosa, Alyne de Souza Silva.

 

Programação para esta quinta-feira (03/10):

17h30 – Praça da Rua Bahia – Primeiro Treinão e a primeira Cãominhada do outubro rosa 2019
Ingresso: 1 kg de alimento
100 primeiros inscritos ganham Medalha
100 primeiros donos de cachorrinhos ganham uma mini versão da Medalha Comemorativa
(Evento da SESAPS e da Guarda Municipal)

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

SALÁRIO DE OUTUBRO VAI SER ANTECIPADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA