Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Em três dias, choveu em Barbacena quase a metade do esperado para março

Março mau começou e as fortes chuvas  já vem causando alagamentos de ruas em diversas cidades do Campo das Vertentes e na Região da Zona da Mata, além de prejudicar o acessos em várias comunidades rurais, comprometendo o escoamento da produção,

Parte da zona rural de Barbacena, município que possui grande produção agrícola  e importante produtor de leite, vem sofrendo com os temporais característicos desta estação, onde as chuvas geralmente são mais prolongadas. Mas o que vem acontecendo nos últimos dias é que, além das chuvas contínuas o sol pouco tem marcado presença, e com isso, a terra fica mais encharcada e demora a secar, prejudicando o escoamento da produção.

E devido as más condições das estradas vicinais, causas pelos temporais das últimas horas, a Prefeitura de Barbacena suspendeu as aulas nas escolas da rede municipal de ensino localizada na zona rural.

Em Correia de Almeida, a chuva que caiu ao longo desta terça-feira (03/03), provocou alagamentos em diversas ruas do distrito, e várias  casas foram atingidas pela força da água , causando transtornos a moradores.

No município de Santos Dumont, na Região da Zona da Mata, ruas de vários bairros da cidade ficaram completamente alagados. No bairro Quarto Depósito, a elevação rápida do nível do Rio das Posses causou alagamentos em diversas. Também houve alagamentos nos bairros Córrego do Ouro e Dores Nova. Até o momentos, não houve registro de pessoas feridas ou de desabrigados em decorrência dos temporais das últimas horas na região.

Em contato com Sandro Morelli, especialistas em assuntos climatológicos, ele relatou ao Vertentes das Gerais que os temporais que caiu nos três primeiros dias de março (dados do Inmet registrados até às 20h desta terça-feira), foi 85,8 mm, o que corresponde a 48,14 % do esperado para todo o mês, que é de 178,2 mm.  Ainda segundo Sandro, o mês de março na região do campo das Vertentes é mais chuvoso que fevereiro, que tem média de 156 mm.

Fotos: Enviadas via WhatsApp.

Leia também:

2020 TEM O 3º FEVEREIRO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 59 ANOS EM BARBACENA