Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Prefeitura e empresa Rivelli inauguram ponte sobre o Rio Elvas em Barbacena

Inaugurada na manhã desta sexta-feira (03), na localidade de Aroeiras em Barbacena, a nova ponte sobre o Rio Elvas, na estrada vicinal que liga o município a São João del-Rei.

A obra de reconstrução da ponte, que possui 14,75 metros de extensão, teve início em julho deste ano. A realização da obra aconteceu após assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Barbacena e a empresa Rivelli Alimentos.

Segundo acordado entre partes, A empresa Rivelli cedeu a mão de obra necessária para a execução obra, além dc fornecimento das máquinas, implementos e todo o material necessário para a recuperação da referida ponte. Em contrapartida, o município ficou responsável pelo projeto executivo da obra, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), pela devida interlocução entre as prefeituras de Barbacena e São João del-Rei e por toda a tramitação das liberações e autorizações ambientais visando a recuperação da ponte e a construção de desvio provisório da estrada destinado ao tráfego local, durante a execução da obra.

O local já havia sido interditado no dia 26 de julho pela Defesa Civil, pois apresentava alto risco de desabamento. Uma semana após a interdição as obras se iniciaram, após o acordo de cooperação técnica.

Em janeiro de 2021 a região foi acometida por chuvas intensas, que causaram enxurradas, inundações e alagamentos. Devido à grande vazão e velocidade das águas, ocorreu solapamento e carreando de material, resultando em perda de função estrutural da ponte e de sua capacidade de suporte e transferência de carga ao solo.

Estiveram presentes na inauguração, representantes da Prefeitura e da empresa Rivelli.

Fotos: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

BARBACENA RECEBE NESTE SÁBADO MAIS UMA CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO