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Por Willian Fernandes:

A Importância da Atividade Física no Processo de Envelhecimento :
Com o passar dos anos entramos em processo de envelhecimento; onde nosso corpo experimenta declínios físico e cognitivos, com isso vamos gradativamente perdendo nossa autonomia; nesse momento é que devemos buscar para nossa rotina as atividades física.
As atividades físicas funcionam como um desacelerador dos principais declínios ligados ao envelhecimento; com prática destas podemos melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Luta contra a depressão. O exercício físico pode ser um dos melhores remédios contra a depressão, tristeza e falta de rumo, que afeta muitos idosos nesta fase das suas vidas. A prática regular de uma atividade física produz endorfinas, que são “hormônios da felicidade” que desencadeiam sentimentos de bem-estar e autoconfiança.

Mantém o cérebro alerta. Para além dos benefícios físicos, psicológicos e emocionais, o exercício físico tem contribuído de forma importante para manter o cérebro dos idosos alerta e ativo. A atividade física assegura o funcionamento pleno das funções cognitivas o que, por sua vez, pode prevenir a perda de memória, demência e até desacelerar a progressão da doença de Alzheimer. A lucidez e clareza de mente num idoso pode ainda incentivá-lo a fazer outras coisas como manter os hábitos de leitura e escrita, entre outras atividades.
Menos doença, mais saúde. Praticar exercício regularmente é ainda crucial para todos os idosos, porque reduz o impacto das doenças crónicas e não crónicas a que podem ser suscetíveis. Alguns dos benefícios de saúde que a ginástica traz aos idosos incluem o fortalecimento do sistema imunitário e digestivo, um coração e uma tensão arterial mais saudáveis, ossos mais fortes e resistentes. Os idosos que praticam algum tipo de atividade física têm um risco menor de virem a sofrer de osteoporose, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer, cancro do cólon e da mama.

Um sono melhor. A idade traz muitas vezes com ela perturbações de sono que afetam as noites dos idosos. A prática de exercício físico regular contribui substancialmente para um sono melhor, mais profundo, mais regenerador e que chega mais depressa na hora de deitar a cabeça na almofada. O resultado? Um idoso que acorda com mais energia para o seu dia-a-dia!

Garante uma autoestima elevada. É certo e sabido que quem pratica exercício físico regularmente sente-se muito melhor com a sua imagem física e isso é importante para qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Quem é que não gosta de se olhar ao espelho e sorrir porque aprecia a imagem que vê lá refletida? Sentirmo-nos bem com o nosso “Eu interior” é meio-caminho andado para nos sentirmos bem com a vida e com as pessoas que nos rodeiam – e os idosos ainda têm muito que dar ao mundo!

Manter o peso ideal. Com o avanço da idade, o metabolismo do organismo desacelera, o que significa que se torna mais difícil o idoso assegurar o seu peso ideal. Para evitar engordar ou emagrecer em demasia, nada como o idoso manter-se ativo – o exercício físico não só acelera o metabolismo, como ajuda a criar massa muscular o que, por sua vez, contribui para queimar calorias indesejadas. Manter o peso ideal é muito importante para um idoso porque isso implica inúmeros benefícios de saúde e um bem-estar geral.

Corpo em forma. A melhor forma de combater a falta de mobilidade e aparente fragilidade dos idosos é praticar exercício físico, que vai ajudá-los a melhorar a sua força, flexibilidade e postura, o que por sua vez vai otimizar a sua mobilidade, equilíbrio e coordenação. Com o seu corpo em forma, um idoso sentir-se-á mais capaz de levar a sua vida normal, sem medo de executar as suas próprias tarefas e com muito menos medo das quedas habitualmente associadas à terceira idade.

Uma maior independência. A verdade é que os idosos que praticam exercício físico de forma regular vão parecer e sentirem-se mais novos, durante mais tempo. Proporcionalmente, vão manter-se ativos durante mais tempo, o que significa que vão trocar uma vida sedentária por uma vida mais ativa e dessa forma, para além de ganharem saúde e bem-estar, vão continuar a fazer as suas coisas pelas suas próprias mãos – vão manter-se independentes e felizes com isso, motive o idoso a estar sempre em movimento…

Aproveite sua vida com qualidade!!!

Foto: Sônia Lopes praticando atividades físicas prestes a completar 70 anos de idade.

 

Prof° Willian Fernandes de Souza/Consultor para Exercícios físicos da Abrafibro/SP/Consultor Voluntário do Grupo de Apoio Renascer / Gaif e TrainerFitWF – Consultor em Fitness e Saúde.
Contatos: Whatsapp: (32) 9 8435-6740 / Instagram: willianf_Trainerfitw