Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Ação Social da Campanha Setembro Amarelo movimenta o Centro de Barbacena.

Ação Social realizada na manhã do último sábado (22) na região do entorno do coreto, localizado na Praça dos Andradas, Centro de Barbacena, ofereceu diversas atividades sociais e educativas à população local, sobre tudo, para as crianças. Os trabalhos desenvolvidos neste dia integram a programação da Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, idealizada pela Prefeitura Municipal de Barbacena em parceria com o 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas do município.

Integraram e apoiaram as ações realizada na Praça dos Andradas no último sábado; a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Secretaria de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), Polícia Militar, Igreja do Evangelho Quadrangular, Associação Municipal Espirita, Centro Educacional Aprendiz, Centro de Convivência e Cultura de Barbacena (CNA), Infância e Adolescência Missionária da Igreja Católica (IAM), e também, a sub-Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram).

Na ocasião, também houve palestra  ministrada pelo médico psiquiátrico,Tenente Toledo, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, o qual falou sobre a importância de se observar determinados sinais e comportamento que a pessoa pode apresentar de quando  se visa o suicídio.

O Inspetor do 13º Departamento de Polícia Civil, Welington Capristrano, agradeceu o apoio das instituições que estão apoiando os trabalhos desenvolvidos durante a realização da Campanha Setembro Amarelo, o qual julgou de fundamental importância para o êxito e amplitudes das ações que estão sendo desempenhadas nesta terceira edição da campanha em Barbacena.

O “Doutor Falador” também esteve presente ao evento, animando e conscientizando as crianças sobre o valor à vida.

A programação da campanha Setembro Amarelo termina na próxima sexta-feira (28), com a realização do Seminário de  Valorização a Vida a prevenção ao suicídio, realizado na Unidade da UEMG em Barbacena.

 

Sobre a Campanha:

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e valorização da vida e prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Em Barbacena as ações estão sendo realiza pela terceira  vez na município. E neste ano, devido a restrições no período  eleitoral que limita o envolvimento de forma direta  dos órgãos públicos estaduais e federais a participarem ou tomar frente na condução de determinados eventos, a Campanha  Setembro  Amarelo teve os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Barbacena, ficando a Polícia Civil de Minas Gerais, idealizadora  do  evento no município, com a parte de suporte e supervisão dos trabalhos.

A Campanha  foi idealizada e implantada  em Barbacena  pela primeira vez em 2016, tendo à frente na condução dos trabalhos, o então  Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado-geral  Dr. Carlos Capristrano, que também supervisionou e liderou a Campanha  em São João Del Rei e Conselheiro Lafaiete, cidades que integram a área de atuação do 13º DPPC, sediado em Barbacena. Em Fevereiro de 2017, por força de um projeto de Lei Municipal  sancionada pelo prefeito Luís Álvaro, a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida passou a integrar oficialmente o calendário de eventos no município.

Fotos: Januário Basílio.

Curta Nossa Página no Facebook:  https://www.facebook.com/Vertentes-das-Gerais-618141205016345/

Siga-nos, no Instagram: Vertentes das Gerais (Oficial).