Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Três alunos da Escola Estadual  Junto ao Centro Educacional Lima Duarte em Antônio Carlos, conquistaram 09 medalhas na etapa Paralímpica Estadual dos Jogos Estudantis de Minas Gerais-JEMG, realizado no  dia 12/07, na cidade de Lavras, sendo 08 medalhas de ouro e 01 de prata.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2016 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios.

Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos  e o Módulo II, de 15 a 17 anos.

A medalhista paralímpica, Vitória Aparecida Alves(15 anos) portadora de deficiência física, conquistou 03 medalhas de ouro nas competições; salto em distância, lançamento de dados e corrida de 100 metros.” Eu achei que no começo, eu não ia conquistar nenhuma medalha devido a grande quantidade de atletas que concorriam junto comigo as medalhas. Quando eu conquistei a primeira medalha, chorei de tanta emoção e isso me motivou a conquistar as outras duas medalhas de ouro,” disse Vitória.

Para Yuri César Guimuzz(14 anos), deficiente auditivo, “foi uma grande alegria poder participar do Jemg. O apoio da Escola foi muito importante pra mim,  especialmente, o grande incetivo que recebi do professor Manoelzinho”.  Yuri totalizou 03 medalhas de ouro no jogos de Dados,  corrida dos 400 metros  e arremesso de peso.

João Henriques Bernardes(15 anos), também portador de deficiência auditiva, conquistou  medalha de prata no jogos de dados e medalhas de ouro na corrida dos 100 metros e salto em distância. “Depois que vivência a experiência em participar de uma competição da importância do Jemg, me motivou  a estar participando em outras competições dentro e fora da escola,” explanou João Henriques.

Para o coordenador  do Jemg no município, Manoel Rettore, ” a importante dos alunos paralímpicos disputarem o Jemg, é tem uma grande importância na vida deles, uma vez que eles possam sofrer exclusões até mesmo em meio ao círculo de amizades deles. E o grande papel inclusivo que a nossa escola possui é fundamental no apoio e incentivo destes e de outros jovem a estar participando de forma igualitária de todas as atividades promovidas pela escola. a conquistas dessas medalhas é o reflexo do grande esforço dos alunos que se disponibilizaram para vir treinar na escolas em horários diferenciados abrindo mão dos seus momentos de lazer e com os seus familiares. O grande apoio que a Escola ofereceu a estes alunos para estar participando de cada etapa do Jemg foi fundamental para obtermos bons resultados. Acredito que, um apoio maior por partes das gestões públicas os resultados podem ser cada vez maior. Quero ressaltar a importância e o incentivo do professor Diego, Nogueira que acompanhou os alunos durante todo processo até as conquistas das medalhas em Lavras, os intérpretes de libras que também estiveram de perto apoiando e fazendo um papel importantíssimo durante todo o trajeto dos alunos que começou dentro da escolas até chegar no campo das competições, a toda a direção da escola que muito tem incentivado os alunos nestas e em outras competições e atividades diversas  dentro de fora da escola, sendo um grande fomentador do ensino no município,” finalizou Manoel.

O Jemg, é uma realização do Governo de Minas Gerais, organizado pela  Secretaria de Estado de Educação com apoio das Superintendências Regionais  de Ensino.

Fotografias: Januário Basílio.