Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Alunos do Clube de Voo Virtual da EPCAR visitam a Academia da Força Aérea

Os alunos fazem parte do Clube de Voo Virtual e visitaram a AFA para aprimorarem conhecimentos sobre o voo em simuladores

Os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Pedro Henrique Vieira Tibiriçá e Rafael Reginaldo de Andrade, respectivamente Presidente e Vice-Presidente do Clube de Voo Virtual dos Alunos (CVV), visitaram, nos dias 25 e 26 de junho, a Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP). O objetivo foi conhecer o Esquadrão de Treinamento Simulado (ETS) e o Esquadrão de Voo a Vela (EVV), de forma a terem melhores condições para implantar adequadamente os simuladores de planador recebidos recentemente pelo CVV. A comitiva contou ainda com a presença da Tenente-Coronel Intendente Sheyla Fernandes Sales, Chefe da Divisão Administrativa da EPCAR e do Major Aviador José Adriano Hespanhol, Comandante do Esquadrão Anhur, segundo ano do Curso Preparatório de Cadete do Ar (CPCAR).

Para o aluno Tibiriçá, esta oportunidade foi motivadora devido ao fato de aprofundarem acerca da rotina dos cadetes na Academia da Força Aérea e, também, pelas experiências práticas vividas nos simuladores, no planador e na aeronave T-25, aeronave esta que espera voar num futuro próximo. “Vamos tentar, ao máximo, repassar esta experiência para nossos companheiros de Esquadrão, para que possamos também motivá-los e incentivá-los a antecipar os estudos e chegarem na AFA o mais preparado possível. O que aprendemos com os instrutores de simuladores, com o Esquadrão de Instrução Aérea (EIA) e com os instrutores do EVV vamos compartilhar com todos os Esquadrões da EPCAR para deixar um legado no voo virtual da Escola, sendo este o maior presente que esta visita pode me proporcionar e espero que também o seja para todo o efetivo do Corpo de Alunos”, destacou.

“Foi uma oportunidade incrível conhecer todas as instalações da AFA e nosso próximo destino após a conclusão do curso na EPCAR, servindo de grande inspiração para conhecermos o que vamos enfrentar como próximo destino. Foi uma grande motivação poder conhecer todos os bastidores do voo, do planejamento ao término do voo, no debriefing. Tenho certeza de que após esta viagem muitos sonhos foram confirmados e novos sonhos surgiram, a partir de tudo que vivemos. Foi uma das melhores experiências da minha vida”, enalteceu o vice-presidente do CVV, aluno Andrade.

Uma das integrantes da comitiva também teve motivos para ratificar esta visita como especial. É que, ainda que atuando no quadro de oficiais intendentes, a Tenente-Coronel Sheyla marcou história na Academia da Força Aérea. Ela é a primeira mulher a se tornar piloto e instrutora de planador na AFA, nos anos de 1996 e 1998, respectivamente, quando ainda era cadete, chegando a atingir a marca de 100 horas de voo de planador. Esse feito além de eternizar mais uma conquista feminina dentro das fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB), foi um momento de afirmação da presença das mulheres na aviação. “Foi uma honra retornar a Academia da Força Aérea e ter a oportunidade de voar planador, atividade esta que não realizava há 20 anos. Cheguei até a me emocionar com a presença de duas cadetes aviadoras na função de alunas do Esquadrão de Voo a Vela. O momento me fez lembrar que o desafio enfrentado no passado valeu a pena, pois, com muito esforço, conseguimos abrir portas para que outras mulheres pudessem ingressar na Academia da Força Aérea, inclusive, no curso de aviadores, provando que somos capazes de ser o que quisermos, Fiquei muito feliz em ver este meu sonho realizado e ver que outras mulheres estão realizando os seus”, afirmou a militar, que além de relembrar seus feitos de cadete, interagiu com as atuais alunas do EVV e ainda foi homenageada.

Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de operar os diversos simuladores da AFA e conhecer um pouco da rotina dos instrutores, além da vivenciarem a experiência de realizar voos na aeronave T-25 Universal e no planador TZ-20.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

EPCAR RECEBE VISITA DE COMITIVA DE ADIDOS MILITARES DE CINCO PAÍSES EM BARBACENA