Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Comarca de São João del Rei conclui virtualização no Juizado Especial

Servidores e estagiários digitalizam 1.082 processos e antecipam a meta estipulada pela Corregedoria-Geral de Justiça

Todos os processos físicos do Juizado Especial da Comarca de São João del-Rei estão virtualizados. Na semana passada, a juíza Maria Augusta Balbinot, titular da unidade, concluiu a virtualização de 1.082 processos, antecipando em seis meses a meta estipulada pela Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

Assim que o último processo foi virtualizado, servidores e estagiários envolvidos no trabalho desde o final de junho de 2020 comemoraram. “As conquistas devem ser celebradas. Estamos trabalhando, acima de tudo, para o jurisdicionado”, disse a juíza Maria Augusta Balbinot.

Um dos pilares do Programa Justiça Eficiente (Projef), instituído pela atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é a virtualização dos processos físicos, executada em todas as comarcas mineiras.

Na comarca de São João del-Rei, foram disponibilizados 3.054 processos físicos para serem virtualizados, sendo 1.082 no Juizado Especial.

A juíza Maria Augusta Balbinot disse que metas semanais foram definidas para a execução do trabalho de digitalização e indexação dos processos que eram armazenados na nuvem com apoio de nove estagiários.

Já os servidores em trabalho remoto também atuaram ativamente nas atividades. “Na nuvem, eles acessavam os processos virtuais que eram repassados para os advogados, responsáveis pela conferência final. Após uma detalhada conferência, os processos finalmente eram inseridos no sistema de forma definitiva”, afirmou a juíza Maria Augusta Balbinot.

Ela destaca que a virtualização chega para facilitar a vida de magistrados, servidores e, sobretudo, do jurisdicionado, pois toda movimentação pode ser feita remotamente.

A magistrada atribui o sucesso do trabalho a toda equipe envolvida. “A alegria foi tanta que, empolgados, jogamos os processos para o alto. E a foto que marcou o final do trabalho de virtualização será ampliada e colocada em local de destaque na secretaria do Juizado Especial, porque os bons momentos devem ser eternizados”, afirma a juíza.

Na magistratura desde 2006, Maria Augusta Balbinot passou pelas comarcas de Patrocínio, Patos de Minas, Vazante e Paracatu, antes de assumir a comarca de São João del-Rei. Também fazem parte da comarca, as cidades de Conceição da Barra de Minas, Lagoa Dourada, Nazareno, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.

Fonte: TJMG.

Leia também:

ROMEU ZEMA ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA POLÍCIA CIVIL COM ATÉ 684 VAGAS