Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Alunos do Esquadrão Sabre da EPCAR prestam compromisso à Bandeira

Alunos componentes do primeiro ano do CPCAR prestaram compromisso a Bandeira Nacional e desfilaram em continência ao símbolo da Pátria

Na manhã de sexta-feira (22/11), os 173 alunos do Esquadrão Sabre, primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), viveram um momento de alta significância em suas vidas militares: eles prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. Realizada no Pátio de Formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), a solenidade foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, contando com a presença de integrantes e autoridades do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e de convidados e familiares dos alunos.

Após um ano de intensos estudos e aprendizados, os integrantes do primeiro ano do CPCAR assumiram um importante passo na escolha da profissão militar ao realizarem o ato solene de compromisso à Bandeira Nacional. Para o Comandante do Esquadrão, Major Aviador Joubert de Almeida Portes, o compromisso prestado pelos alunos é mais que um ato militar, e sim, um ato de civismo. “Todos os militares das Forças Armadas têm por obrigação e dever prestar este compromisso, entretanto, antes de mais nada, este é um ato de civismo. Agora, após o período de adaptação e concluindo este primeiro ano de preparação à vida militar e já estando com os valores da Instituição incorporados a seus comportamentos, é o momento deles jurarem à Bandeira Nacional o compromisso que eles assumem para com a nação”, destacou.

Durante o seu discurso direcionado aos compromitentes, o Comandante da EPCAR fez questão de enaltecer que a cerimônia de compromisso é um marco na vida de todo militar, pois estabelece-se um vínculo com a defesa da pátria. “A dedicação integral à defesa da Pátria é algo intrínseco à escolha voluntária pela carreira militar que fizeram, o que acarreta sacrifícios pessoais de toda ordem, pois as nossas preferências individuais passam a ficar em segundo plano. Muito mais que isso, não há sacrifício mais intenso do que oferecer a própria vida, se preciso for, para defender o Brasil”, discursou o Brigadeiro Bellintani.

Para um convidado, em especial, a solenidade trouxe lembranças e ratificou o orgulho na escolha da carreira militar. Reformado da Marinha do Brasil, o Capitão de Mar e Guerra Júlio César Lopes de Albuquerque veio prestigiar a neta neste compromisso, a aluna Juliana Cristina Luna Milão. Com 67 anos de idade e 30 deles dedicados ao serviço militar, fez questão de enaltecer o orgulho em saber que a neta escolheu esta carreira para o seu futuro. “Seguir a carreira militar, para nós, é sempre uma honra, por ser um trabalho de extrema dedicação onde se deve gostar e querer. Tenho muito orgulho dela e tenho certeza de que ela cumprirá sua missão com garra, dignidade e glória”, afirmou, emocionado. O militar ainda deixou uma mensagem à neta e a todos os seus companheiros de turma. “Tenham tenacidade, tenham força, vontade e orgulho do que são e serão no futuro. Sejam companheiros, amigos e respeitosos, vibrando com aquilo que fizerem. Isto é o mais importante de tudo”, concluiu.

A aluna Milão, hoje com 17 anos, estava feliz pelo momento e pela presença do avô, que representa um exemplo para o prosseguimento de sua carreira na Força Aérea Brasileira (FAB). “Este momento é a confirmação de todo o aprendizado que recebemos aqui na Escola. Para mim, hoje, afirmamos que somos militares e que estamos jurando e nos comprometendo, perante a Bandeira Nacional, de que iremos nos dedicar à Nação. Quero servir à Pátria com todo o meu coração e lutar pela defesa do nosso território nacional”, finalizou.

Durante a solenidade, que encerrou-se com o vibrante grito de guerra do Esquadrão Sabre, os presentes cantaram o Hino Nacional e se encantaram com o desfile militar da Guarda de Honra do Corpo de Alunos da EPCAR.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

PROGRAMA FORÇAS NO ESPORTE ENCERRA MAIS UM ANO DE ATIVIDADES EM BARBACENA