Aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont será comemorado em Barbacena
Mineiro, Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
No dia 20 de julho, o Comando da Aeronáutica celebra o aniversário de nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont. Em 2022, comemora-se o 149° aniversário de nascimento daquele que é considerado o Patrono da Aeronáutica Brasileira.
Visando comemorar e enaltecer a data e o Pai da Aviação, nesta sexta-feira (20/07), às 10h, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizará a solenidade militar alusiva ao 149° aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, com imposição das medalhas Mérito Santos-Dumont. A solenidade será presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, que também será o responsável pela leitura da Ordem do Dia alusiva à data. Haverá, ainda, o canto do Hino dos Aviadores, hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar, a imposição das medalhas a sete agraciados e o desfile militar com a presença do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).
MEDALHA MÉRITO SANTOS-DUMONT
Foi instituída na Aeronáutica pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterado pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo de um engenho mais pesado que o ar. É uma distinção concedida a militares da FAB que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.
ALBERTO SANTOS-DUMONT
Há 149 anos nascia, no dia 20 de julho de 1873, o inventor do avião, Alberto Santos Dumont, no estado de Minas Gerais. Sua infância foi na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG), onde se familiarizou com as máquinas de preparo dos grãos de café e com as locomotivas, que facilitavam o transporte da produção, uma inovação que foi introduzida pelo seu pai, Henrique Dumont. Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação. Foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Dumont ficou conhecido em todo o mundo e ganhou vários prêmios pela construção de seus dirigíveis.
Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR/foto Januário Basílio.
Leia também:
https://vertentesdasgerais.com.br/epcar-promove-a-65a-edicao-da-competicao-trofeu-tenente-lima-mendes/