Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Os temporais que caíram sobre Barbacena, no último sábado(04), deixou várias ruas e avenidas da cidade completamente alagadas e intransitáveis. A região do bairro Pontilhão, foi o que mais  sofreu com as inundações, que por duas vezes e em um único dia, deixou todas as principais ruas de acessos ao bairro debaixo d’água.  Nas redes sociais, dezenas de flagrantes de inundações em fotos e vídeos tornaram o assunto mais comentados  pelo moradores da cidade.

Após o temporal, o Vertentes das Gerais, esteve na região do Pontilhão e conversou com diversos comerciantes que foram prejudicados pela enchente. Um deles, o empresário André Luiz, falou dos prejuízos que teve com a força da enxurrada que de repente, entrou com muita força em seu bar não dando as mercadorias que ficaram na parte mais baixa do estabelecimento. ” Tive um prejuízo enorme, três freezers queimaram com a inundação que molhou o morto e agora eles não funcionam mais, e as carnes que estavam estocadas neles, forma todas perdidas. Várias bebidas foram carregadas  pela força da correnteza. Ainda não calculei o valor exato do prejuízo que tive, só sei que vai me fazer muita falta,” explanou André.

 

O Vertentes das Gerais, flagrou alguns jovens missionários realizando os trabalho de desobstrução de uma rua que ficou tomada pela lama nas imediações do Pontilhão. Eles falaram a reportagem, sobre como ocorreu o interesse de limpar a rua retirando uma grande quantidade de lama do local:

“Nós estávamos  passando por este trecho da rua e  nos deparamos com  toda aquela lama e sujeira  obstruindo  a rua e ninguém  tomou a iniciativa em  providenciar a limpeza, foi ai então que eu e o meu amigo tivemos a ideia de contribuir para que o local fosse limpo, e começamos a realizar a retirada da lama e desobstruindo as bocas de lobo.  Somos missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos  Últimos  Dias, estamos sempre dispostos em  ajudar as comunidades e as pessoas, e este foi um grande momento que tivemos para oferecer a nossa contribuição. E tenho a certeza  de que, se Cristo estivesse por  aqui , certamente ele faria o mesmo pela cidade.  Não fomos nascidos nesta cidade, mas há amamos demais e sempre faremos algo para torna-la melhor.  Eu sou de uma cidade do Rio Grande Sul e o meu amigo (Elder) é da cidade mineira de Ponte Nova, nós saímos de nossas casas para servir as pessoas voluntariamente em missões  e o fazemos por amor e muita dedicação que temos por elas. Muitas pessoas nos perguntaram: ” porque que vocês vão fazer isso hoje se outros faram amanhã a limpeza?’ Aprendi uma coisa na vida, o de  não deixe para amanhã o que se pode fazer no dia de hoje, e também não devemos deixar para o próximo o que é a nossa obrigação, que é o de cuidar da nossa cidade. Tenho a certeza de que, se os  moradores  trabalhasse de forma mais unida,  a cidade estaria bem melhor. E hoje foi mais uma grande oportunidade de compartilhar o Evangelho de Cristo com as pessoas,” comentou Élder Rosa.

Para Élder Lucas, “se um dia de chuva fez todo estes estragos, imagine se ela fosse estender por mais uns quinze dias os estragos que faria. A gente ia ficar esperando de braços cruzados o poder público chegar até aqui pra fazer estes serviços, ou vamos criar vontade própria de  nos unir em prol da  nossa cidade  e realizar os trabalhos? Se temos fé em Jesus Cristo, por que não temos fé pra ajudar as pessoas em nossas próprias comunidades?” Concluiu Élder.

Conversei também, com o Pastor Renato Marcelo, da Igreja Assembléia de Deus, localizada na rua Sena Madureira, que sofreu duas inundações no dia de ontem(04), devidos aos temporais ocorrido na madrugada e no meio da tarde de  sábado: ” Nossos prejuízos foram grandes, perdemos geladeira, freezer, várias cadeiras, mesas, armários, e todo o material do departamento infantil ficou destruído em não tem como reaproveita-los. Graças a Deus que conseguimos retirar a tempo nossos aparelhos de som, que por pouco  não  forma destruído pelas enchentes. Os nossos banheiros ficaram danificados, e todo estes transtornos nos causaram um prejuízo  muito grande, eles só não foram maiores, por que contamos com o grande apoio dos irmãos da nossa igreja que se  prontificaram de imediato, nos ajudando a  salvar os objetos que não foram alcançados pela enchente, e logo em seguida, partimos para a limpeza do salão,” disse Pastor Renato.

Várias outras ruas do bairro  ficaram cobertas de lamas que foram retiradas logo após passar o temporal.

Já na avenida Governador Bias Fortes, além da lama que ficou acumulada por diversos pontos da via, uma parte do asfalto se desprendeu com a força da correnteza, vindo a parar á cerca de 2 metros do local. O trecho fica próximo a agência da Cemig, no sentido bairro/centro.

Foram vários os tipos de ocorrências registradas pela equipe do Corpo de Bombeiros de Barbacena.dentre elas, o registro de uma queda de muro na rua  Geraldo de Resende no bairro Santa Efigênia, porém não trouxe riscos aos moradores. Já no bairro Novo Horizonte, na rua Serra Verde, houve a inundação de uma residência causada pelo entupimento de um bueiro, vindo a água a entrar no imóvel, danificando diversos móveis como rack, sofá, camas, guarda roupas, além de utensílios diversos, mantimentos e materiais escolares. Os Bombeiros tiveram que desentupir o bueiro para minimizar os prejuízos.Outras duas residências paralelas também foram inundadas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva foi de 115 milímetros, considerado elevado, . a expectativa, é de que este período chuvoso deve durar até pelos menos a próxima terça feira na região das Vertentes e também, na Zona da Mata.