Assinado o contrato de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO)

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Trecho concedido tem 594,8 km de extensão. Ao longo de 30 anos, empresa deverá investir cerca de R$ 12 bilhões na rodovia.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via Cristais, subsidiária da Vinci Highways, assinaram o contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), na noite desta segunda-feira (10).

A assinatura dá início a um período de transição em relação à gestão do trecho – a entrega definitiva para a concessionária está prevista para 10 de março. A empresa venceu o leilão em 26 de setembro, ao oferecer um desconto de 14,32% sobre a tarifa de pedágio.

Segundo a ANTT, as prioridades da nova gestão, nos 100 primeiros dias de operação, incluem:

revitalização de marcações rodoviárias horizontais e verticais;

reparos de drenagem, recapeamento de pavimentos e a resolução de buracos na pista;

modernização dos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), torres de telecomunicações e praças de pedágio;

e melhoria nas condições de limpeza.

O trecho concedido tem 594,8 km de extensão. Ao longo de 30 anos, a concessionária deverá investir cerca de R$ 12 bilhões na rodovia, sendo R$ 6,4 bi em infraestrutura e R$ 5,6 bi em custos operacionais, e entregar:

10 km de duplicação;

342 km de faixas adicionais (168 km em vias duplas e 174 km em vias simples);

61 km de estradas marginais;

5 passagens subterrâneas;

34 passarelas;

272 pontos de ônibus;

18 passagens de fauna;

e 226 acessos.

Entenda

Este é mais um trecho relicitado da BR-040. Em 2013, a Via 040, empresa da Invepar, assumiu a rodovia entre Distrito Federal e Juiz de Fora, mas, em 2017, manifestou interesse em devolver a concessão por causa de prejuízos financeiros. O pedido de relicitação foi aceito pela ANTT em 2019.

Para a relicitação, a ANTT dividiu a concessão em trechos. O de Belo Horizonte a Juiz de Fora foi leiloado em abril de 2024. A empresa EPR Via Mineira venceu a disputa e assumiu a gestão de 232,1 km da via em agosto de 2024.

O leilão do trecho entre Cristalina e Belo Horizonte, alvo do contrato assinado nesta segunda-feira, foi realizado em setembro de 2024.

Já o trecho entre Distrito Federal e Cristalina ainda não foi entregue à iniciativa privada. Segundo a ANTT, o projeto para a nova concessão está em fase de estudos, e não há previsão para a realização do leilão. Enquanto isso, o trecho segue sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Com informações: G1 Minas Gerais.

 
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