Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Uma  Audiência Pública foi realizada na noite da última segunda feira (29)  na Câmara Municipal de Barbacena, para debater o aumento relativo de acidentes ocorrido no trânsito  e sobre problemas detectados na mobilidade urbana em Barbacena. O Presidente da Casa, Odair Ferreira (REDE), presidiu os trabalhos da noite e abriu a sessão falando do número alarmante de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas que tem acontecido em Barbacena

Participaram da audiência o Prefeito de Barbacena, Luís Álvaro Abrantes, os vereadores: Carlos Du, Amarílio Andrade, Ilson Terere, a Secretária Executiva do Centro Sul do Samu, Ormezinda Barbosa Salgado; o Major Nilson Finamour – Comandante do Corpo de Bombeiros em Barbacena; o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa; o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Paula; o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Ângelo Pádua, militares representando a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, advogados, médicos, mototaxistas, motoristas, educadores, entre outros.

A realização da audiência foi uma solicitação feita pelo Vereador Edson Resende (PT) á Mesa Diretora da Câmara, que atendeu ao pedido do edil e convidou as autoridades e a população de um modo geral para debater sobre os problemas enfrentados no trânsito de Barbacena, e também, para alertar as autoridades de algo tem que ser realizados para evitar o número crescente de jovens que vem morrendo há  cado ano vítimas de acidente de trânsito.

Edson Resende (PT) apresentou no início da Audiência, dados  referentes ao ano de 2014, onde pessoas com idade inferior há 35 ano,  estão incluídas entre as principais vítimas  de acidentes no trânsito e em alguns casos, grande parte delas veio a óbito.“Eu os convidei aqui hoje, para que juntos possamos debater, pensar e achar uma solução rápida para o tema. Haja vista que a falha humana é a responsável por 90% dos acidentes, que envolvem desatenção com o uso de celular, deficiência visual e sonora, principalmente do pedestre idoso, uso de álcool e drogas, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, entre outros. Peço então, a ajuda de todos os setores da Educação, imprensa, Câmara, prefeitura para nos ajudar nesse projeto, que é o de preservar a vida e acabar de vez com esses altos índices de acidentes no trânsito”, afirmou Edson Resende.

Semáforos.

Diversos inscritos fizeram o uso da palavra e explanaram seus pontos de vista e realizaram  revindicações. Um dos assuntos mais abordados pelos inscritos estiveram relacionados com o sistema de mobilidade urbana implantado no município, que tem gerado transtorno á motoristas e pedestres em alguns pontos da cidade. “A quantidade de pontos semafóricos instalados ao longo da Avenida Bias Fortes e  nos cruzamentos da rua Sete de Setembro, foi uma dos assuntos mais comentado pelos inscritos. Também  foi levantado por eles, de que locais ou cruzamentos que  realmente necessitavam da instalação destes semáforos, simplesmente não foram contemplados com o projeto de mobilidade urbana. Á exemplo: a Praça da Bavesa, onde um grande número de veículos e pedestre trafegam pela região, principalmente, após o asfaltamento da avenida Eliéser Henriques, que corta sete bairros da cidade, ” comentou um dos inscritos.

Fotografias: Januário Basílio.

Informações: Assessoria de Imprensa: Câmara Municipal de Barbacena/Assessoria- Vereador Edson Resende (PT).