Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Barbacena define data de inauguração do Posto Avançado de Coleta de Sangue

Numa parceria envolvendo a Prefeitura de Barbacena, Hospital Santa Casa de Misericórdia e Hemominas, permitirá que um sonho antigo, reivindicado por décadas pela população local, torne realidade para moradores de mais de 50 cidades da região, com a inauguração neste mês de novembro do Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue – PACE.

A data definida para inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue acontecerá na manhã do dia 28 de novembro de 2019, e representará um grande marco na área de saúde de Barbacena e para dezenas de municípios inseridos na região do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Alto Paraopeba.

A nova unidade do Hemominas, em Barbacena, está localizada em um prédio anexo ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. O espaço conta com quatro cadeiras para coleta de sangue que possibilitará inicialmente em 75 bolsas coletadas.

Com a inauguração do PACE evitará o deslocamento anual de centenas de pessoas até o Hemocentro de Juiz de Fora, salvando ainda mais vida e evitando o longo caminho percorrido por doadores da cidade e região no tempo gasto com os deslocamentos até a unidade regional.

A unidade em Barbacena será um local específico para coleta do sangue credenciada pelo Hemominas, onde o material após ser coletado será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemocentro em Juiz de Fora, onde passará por processos de fracionamentos e físico-químicos.

“São ações como esta do PACE que motivam, nós da Santa Casa, cada vez mais, a acreditar que dias melhores virão. O Posto de Coleta trata de um núcleo de captação de sangue ligado ao Hemominas. Importante que a população participe, porque não adianta criarmos o PACE e a população não fazer a doação. Muito importante que todos participem, que façam a doação para que possamos garantir a vida através do sangue. É com muita alegria que no dia 28 haverá a realização deste sonhado PACE em que alguns anos viemos lutando e agora se torna realidade”, comentou Flávio Maluf, diretor Geral da Santa Casa.

“Foram anos de luta. Dr. José Orleans, enquanto secretário Municipal de Saúde esteve a frente muito empenhado, juntamente com a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Enquanto ainda diretora Assistencial da Santa Casa nós participamos ativamente deste projeto, que trará grandes benefícios não só para Barbacena, mas para toda nossa microrregião onde as pessoas terão a oportunidade de estarem mais próximas do Posto Avançado de Coleta e, assim, participarem fazendo sua doação”, comentou Marcilene Araújo, secretária Municipal de Saúde e Programas Sociais – SESAPS.

Ela ressaltou ainda que para manter o PACE em funcionamento vai ser celebrado um convênio juntamente à Santa Casa para que se possa dar continuidade assistencial, logística e de tudo que precisa ser feito para fazer a coleta de 75 bolsas por semana. “Tudo está pronto e previamente definido que será no dia 28 de novembro e contamos com a participação de toda a população, uma vez que esta inauguração não é minha, não é da Santa Casa, não é do município de Barbacena, mas de todos os usuários que precisam de uma transfusão e que os bancos de Sangue do Hemominas andam com esta cota tão baixa. Vamos participar, está próximo de cada um de nós, vamos fazer a nossa parte, nossa doação”, concluiu.

Foto: Santa Casa de Barbacena.

Leia também:

PREFEITURA DE BARBACENA MOBILIZA UBS COM AÇÕES DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL