Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Barbacena e cidades da região tem aumento no número de notificações por Covid-19

Em pouco mais de 24 horas, o número de notificações por suspeita de Coronavírus  em Conselheiro Lafaiete passou de 58 para 86. É o que consta no último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Lafaiete nesta quinta-feira (26-03), por volta de 14h30.

Ainda segundo consta na última atualização, o número de casos sob investigação passou de 46 para 74, enquanto que o de descartados manteve o mesmo índice das últimas 24 horas (12 casos descartados). No município, até o momento não houve casos confirmados por Covid-19.

Sobre o aumento no número de casos notificados em Conselheiro Lafaiete, a Prefeitura atribuiu o fato às novas definições de caso suspeito de doença pelo Covid-19, publicadas na Atualização Técnica do Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 N* 02/2020 – 23/03/2020, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (Nota técnica disponível no site da SES).

Já em Congonhas, na última atualização divulgada pela Prefeitura no site oficial do município nesta quinta-feira (26), por volta 11h,  foram registrados 115 casos prováveis de infecção pelo coronavírus. Deste total, 104 seguem em investigação e 11 casos foram descartados. Assim como em Lafaiete, em congonhas não houve registro de caso por Covid-19.

De acordo com a Prefeitura de Congonhas, o número de notificações compreende pessoas que procuraram a Secretaria de Saúde com sintomas de febre e/ou qualquer sintoma respiratório ou pessoas assintomáticas que vieram de áreas de riscos, como Belo Horizonte, São Paulo ou Rio de Janeiro.

Para facilitar o entendimento em relação ao número de casos de coronavírus em Congonhas, a Secretaria Municipal de Saúde alterou a forma de divulgação do Informe Epidemiológico. Além disso, a medida se adequa ao novo protocolo utilizado pelo Governo de Minas.

Em São João del Rei, no último boletim divulgado à imprensa na tarde desta quinta-feira(26/03), por volta de 15h, consta que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no município. A confirmação da SES sobre o primeiro caso de Covid-19 na Região do Campo das Vertentes foi comunicado à Secretaria Municipal de Saúde na manhã de hoje.

Ao todo, o número de casos notificado por suspeita de coronavírus na histórica São João del Rei  é de 57, enquanto que os investigados somam 47, e 09 foram descartados.

Sobre o caso confirmado de Covid-19, a Prefeitura de São João del Rei informou que o caso trata-se de um paciente do sexo feminino, que retornou de viagem aos Estados Unidos e está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado agentes da Vigilância Epidemiológica do município.

Em Barbacena, segundo consta no Boletim Epidemiológico, atualizado por volta das 18h, desta quinta-feira (26/03),  o total de casos notificados por suspeita de Covid-19, passou de 104 para 111. Já o total de casos que estão sob investigação passou de 88 para 95, enquanto que o de casos descartados se manteve em 16. Não há registro de caso confirmado até o momento.

A  Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou hoje (26/03), que até o momento são Mina Gerais tem 17.409 casos investigados por suspeitos para COVID-19 e 153 casos confirmados. Não houve caso de morte registrada em decorrência do Covid-19 no Estado.

Fontes pesquisadas: Prefeituras de Congonhas/Lafaiete e Barbacena.

Foto(capa): Ilustrativa/Getty Images.

Leia também:

POSTO AVANÇADO DE COLETA EXTERNA DE BARBACENA CONVOCA DOADORES DE SANGUE

 

BQHost Banner Grande 2