Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

cidade de Barbacena, no Campo das vertentes, é a 13ª colocada em um ranking divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Atlas da Violência 2017, a cidade tem o índice de 8,2 no estudo e, com isso, ocupa a posição de destaque em todo o país. No estado, o município ficou em 3º lugar.

Infográfico elaborado em 04/06/2017 – Fonte: Ipea

Os números são referentes a década de 2005 a 2015, mas o reflexo disso pode ser constatado em 2017. Um dos exemplos é que, nos cinco primeiros meses deste ano, não houve nenhum homicídio registrado. Uma melhora com relação a 2016, quando foram quatro ocorrências no mesmo período.

“Com a conjugação desse esforço repressivo e preventivo, conseguimos zerar até abril o número de homicídios consumados. Nosso Núcleo de Análise Criminal identificou os locais onde tinha disputa de tráfico e fizemos operações focadas no problema, na busca por armas de fogo e realizando prisões”, explicou o chefe de Emprego Operacional da Polícia Militar (PM) em Barbacena, capitão Flávio Tafuri.

Foto/Arquivo ( Januário Basílio): Parcial de Barbacena.

O Atlas da Violência 2017 analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde e utilizou também informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No estudo, foram listados os 30 municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil.

De acordo com os dados divulgados pelo Ipea, nenhuma cidade mineira foi classificada entre as mais violentas do país. A região com maior número de municípios entre os 30 mais violentos é a região Nordeste, com 18 cidades.

Fonte: G1 Zona da Mata/TV Integração.