Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Barbacena e JF realizam mutirão para coletar DNA de familiares de desaparecidos

O objetivo da ação feita pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, juntamente com a Polícia Civil, é facilitar a busca de pessoas a partir do incremento de informações no Banco Nacional de Perfis Genéticos; veja como participar.

Teve início nesta segunda-feira (14) e vai até a próxima sexta-feira (18), o mutirão para coletar DNA de familiares de desaparecidos que está sendo realizado em Barbacena e Juiz de Fora pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, juntamente com a Polícia Civil.

A coleta de material genético de familiares de desconhecidos já é feita pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) há alguns anos. Mas o objetivo deste mutirão é facilitar a busca a partir do incremento de informações no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Nos próximos dias, a PCMG, integrando a campanha promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, fará um mutirão de coleta do material genético desses familiares, que é inserido em um banco de dados nacional. No mesmo banco, é inserido material genético de corpos e ossadas de desconhecidos. O objetivo é, então, identificar esses corpos e ossadas, dando respostas aos familiares e auxiliando ainda em questões civis e criminais”, explicou o superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC), médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos.

Podem participar da ação familiares (no mínimo dois) em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos e o genitor do filho do desaparecido; e irmãos – no caso de filhos e irmãos, quantos forem possíveis. A recomendação de coleta em pessoas com esse grau de parentesco visa à maior efetividade do cruzamento de dados do doador e do desaparecido.

 

Como doar?

Para doar, basta ir a um dos locais de coleta, das 8h às 18h. É necessário enviar o Registro de Evento de Defesa Social (BO) do desaparecimento do familiar/parente e um documento oficial com foto. O procedimento feito é conhecido como “swab bucal”. Na ocasião, será passada uma espécie de esponja no interior da boca da pessoa e serão retiradas células da mucosa.

Confira abaixo os endereços dos locais que realizam a coleta na Zona da Mata e Campo das Vertentes:

Em Barbacena a coleta está sendo realizada na Faculdade de Medicina, situada à praça Antônio Carlos, no Bairro São Sebastião.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto: Divulgação.

Leia também:

COPASA PRORROGA CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS ATÉ 10 DE JULHO