Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

5ª EXIBE-Mostra de Cinema de Barbacena-tem início nesta quarta-feira

Tem início nesta quarta-feira (16) a 5ª EXIBE – Mostra de Cinema de Barbacena. O evento, realizado pela produtora cultural Rede Trilho, surgiu em 2016 como alternativa no calendário cultural de Barbacena e região e chega à sua quinta edição com trabalhos de diversos lugares do país e do mundo.

A EXIBE tem o propósito de destacar a importância do cinema como meio de levantar debates relevantes na sociedade, dando luz a temas importantes como saúde mental, diversidade, lutas antirracistas, por meio de obras de ficção, documentários e animações. Além do debate crítico e artístico, a mostra possibilita o contato com diretores, produtores, roteiristas e atores, em uma oportunidade única de conversar com os agentes envolvidos nas produções nacionais e internacionais.

Nos últimos anos, a EXIBE – juntamente com grandes professores – levou o cinema para o interior de diversas salas de aula de Barbacena, fomentando discussões sobre a realidade dos alunos, colocando o audiovisual como ponto de partida para uma rica troca de saberes e vivências, cujos alunos eram os protagonistas.

Excepcionalmente esse ano, a exibição dos curtas – que nos anos anteriores acontecia presencialmente na Estação Ponto de Partida, acontecerá online, no site da mostra, ao longo dos 10 dias de evento. Cada dia da mostra será marcado pela estreia de um curta, possibilitando que os espectadores tenham tempo de conferir cada uma das estreias. É importante ressaltar que cada filme ficará disponível apenas por 48 horas em nosso site para que o público possa assistir no horário de sua escolha.

“O cinema nos coloca em confronto com questões importantes e que despertam sentimentos e reflexões sobre os mais variados temas, além de ser uma potente ferramenta de transformação social. É produzindo audiovisual que repassamos nossos saberes e construímos nossa memória enquanto povo de um lugar”, conta Hilreli um dos organizadores.

Além da exibição online dos curtas, a mostra oferecerá uma tríade de oficinas com excelentes profissionais do audiovisual, que falarão sobre a escrita de roteiros, produção de videoclipes, além de temas atuais como a criação em tempos de pandemia.

Em sua quinta edição, a EXIBE, que tem como objetivo contribuir para a difusão e fortalecimento da produção artística audiovisual, ocorrerá de maneira virtual de 16 a 26 de junho de 2021, através da Lei Aldir Blanc Municipal.

Link: Trailer da mostra

CURTAS SELECIONADOS

“A Barca” – Nilton Resende (União dos Palmares, AL)

“A Vida que eu sonhava ter” – Eliane Scardovelli (São Paulo, SP)

“Algoritmo” – Thiago Foresti (Brasília, DF)

“Animais na Pista” – Otto Cabral (João Pessoa, PB)

“Construção” – Leonardo da Rosa (Pelotas, RS)

“Copacabana Madureira” – Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro, RJ)

“El día en que el mar llegó hasta Bento” – Fernanda Vidigal (San Antonio de los Baños, Cuba)

“Entre parentes” – Tiago de aragão (Brasília, DF)

“Escola Sem Sentido” – Thiago Foresti (Brasília, DF)

“Flamingos” – José Pedro Minho (Pelotas, RS)

“La travesía” – Otávio Almeida (San Antonio de los Baños, Cuba)

“Learning to Ride” – Luisa Parnes (Nova Iorque, EUA)

“Macao” – Otávio Almeida (San Antonio de los Baños, Cuba)

“Marie” – Leo Tabosa (Recife, PE)

“Não me esqueças, me ame para sempre” – Guilherme Andrade (São Paulo – SP)

“Noite de Seresta” – Sávio Fernandes e Muniz Filho (Fortaleza, CE)

“Noturna” – Nin (Rio de Janeiro, RJ)

“O Menino e o Ovo” – Juliana Capilé (Cuiabá, MT)

“O que Pode um Corpo?” – Victor Di Marco e Márcio Picoli (Porto Alegre, RS)

“Para Minha Gata Mieze” – Wesley Gondim (Brasília, DF)

“Trindade” – Rodrigo R. Meireles (Conselheiro Lafaiete, MG)

“Vida Dentro de Um Melão” – Helena Frade (Juiz de Fora, MG)

 

AS OFICINAS (apenas para inscritos)

Casa de Clipes – com Gabi Jacob que já trabalhou com artistas como Emicida, Rael, Black Alien, Pabllo Vittar, Xenia França, Francisco El Hombre, Aíla, Aláfia, Rodrigo Ogi, Kamau, entre outros. 16 a 18/06 – 19:30H às 22:30h

Oficina intensiva de roteiro – com Guilherme Andrade Diretor, Produtor e Roteirista de cinema premiado em diversos festivais do circuito nacional e internacional. 21/06 a 23/06 – 19:30H às 22:30h

Criação em tempos pandêmicos – com Débora de Oliveira especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (2013) e graduada em Comunicação Social pela PUC/MG. Atuou como 1ª e 2º assistente de direção em diversos longas metragens, atuando como 2ª assistente de direção do longa metragem Bacurau de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. 24 e 25/06 – 19:30H às 22:30h.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

16/06 – QUARTA-FEIRA

08H – ESTREIA DOS CURTAS DO DIA – ABERTURA EXIBE 2021

19:30H – OFICINA – GABI JACOB

Disponíveis por 48h no site da mostra

Apenas para inscritos

 

21/06 – SEGUNDA-FEIRA

19:30H – OFICINA – GUILHERME ANDRADE

Apenas para inscritos

 

24/06 – QUINTA-FEIRA

19:30H – OFICINA – DÉBORA DE OLIVEIRA

Apenas para inscritos

 

26/06 – SÁBADO

18H – POCKET SHOW – ISIS FERREIRA

18:30H – RODA DE CONVERSA COM DIRETORES E REALIZADORES DOS FILMES (YOUTUBE)

 

Importante:

A 5ª Exibe – Mostra de cinema de Barbacena, acontece de 16 a 26 de junho, totalmente online e gratuita. É uma realização Rede Trilho, com recursos da Lei Aldir Blanc municipal

Com 3 oficinas (apenas para inscritos – vagas preenchidas):

Casa de clipes com Gabi Jacob

Intensiva de roteiro com Guilherme Andrade

Criação em tempos pandêmicos com Débora de Oliveira

Serão 22 curtas-metragens de todas as regiões do país, além de produções internacionais dos EUA e de Cuba, filmes com os mais variados temas. Entre ficção, animação e documentário. Todos os dias, a partir do dia 16, 2 curtas serão liberados através do site e ficarão disponíveis por 48h para que o público possa assistir no horário de sua escolha.

No último dia, 26/11, fechando a mostra tem pocket show com Isis Ferreira e uma roda de conversa com alguns dos realizadores dos curtas( Guilherme Andrade, Débora Lucas e Luisa Parnes).

exibe-mostra-de-cinema-de-barbacena-02

Fonte: Divulgação/Rede Trilho.

Leia também::

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR FORMA OITO NOVOS ASPIRANTES A OFICIAL