Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Barbacena e Juiz de Fora se unem em favor do xadrez

Liga Regional terá agenda unificada de torneios

As ligas de xadrez das cidades de Barbacena e Juiz de Fora estão unindo suas forças para criar uma Liga Regional de Xadrez – Mata-Vertentes. “Esta é a evolução natural para que tenhamos um xadrez forte na nossa região”, pondera o juizforano Pedro Lage. Num primeiro momento as ligas de cada cidade vão manter seus torneios, porém unificando os calendários. “Vamos criar um sistema de cooperação para apoiarmos os grandes torneios que já começaram a acontecer”, assinala Wagner Afonso da Silva, de Barbacena, referindo ao torneio em Barbacena com a presença do Mestre FIDE Frederico Gazel, em abril. Outros grandes nomes do xadrez brasileiro estão confirmados para torneios neste ano.

Discutida durante boa parte do ano de 2017, a ideia da Liga Regional ganhou força após a abertura da temporada 2018, da Liga Barbacenense de Xadrez – LBX, em abril, com a presença do Mestre Fide Frederico Gazel e uma legião de enxadristas: mais de 50 atletas divididos em categorias Escolar (ensino fundamental e ensino médio) e Absoluto. Desde então o tema foi evoluindo até a ganhar a formatação atual. Em Barbacena, já pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, o convidado é Igor Ribeiro Campos, atual campeão mineiro de Xadrez Clássico. Para Juiz de Fora o convidado é o Mestre Internacional Eduardo Limp. Os preparativos já estão em andamento e as datas serão divulgadas em breve.

“Queremos contar com mais cidades em nossa liga regional”, sinaliza Ialex Campos. “Sabemos que existem ligas, clubes, associações ou mesmo grupo de pessoas que praticam o xadrez em cidades como Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei, Santos Dumont, Lavras e Muriaé, por exemplo. Queremos estes enxadristas compondo com a gente a LRX”, indica. Para se associar à Liga Regional de Xadrez não é cobrada qualquer taxa. A única exigência é unificar o calendário, “para evitar que aconteçam torneios no mesmo dia em duas cidades”, explica Ialex. A intenção é que todos tenham oportunidade de jogar com qualidade e sempre perto de suas casas.

Missão da Liga:

A principal missão da Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes é unir as cidades da região para termos um xadrez mais forte e com qualidade.

Outra grande missão é fomentarmos o xadrez entre os jovens, mostrando os benefícios que este esporte desenvolve na mente de seus praticantes.

– Desenvolve o raciocínio;

– Melhora a concentração;

– Ensina o planejamento;

– Aguça a criatividade;

– Poder de análise de conseqüências;

– Aumenta a velocidade do raciocínio;

– Trabalha a paciência; e

– Provoca a imaginação.

Foto: Reprodução/internet.

Acesse :

www.xadrezmatavertentes.com.br

www.xadrezbarbacena.com.br

BQHost Banner Grande 2