Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Portaria Ministerial reconheceu o Imaip como Unidade de Cuidados Prolongados (UCP)

Com a publicação da Portaria Ministerial que reconhece o Hospital e Maternidade Isabel Cristina (Imaip) como Unidade de Cuidados Prolongados (UCP),  dentro da Rede de Urgência e Emergência, Barbacena ganhou 25 novos leitos que aliviarão o fluxo de pacientes das UTIs dos demais hospitais. São os chamados leitos de retaguarda. A medida completa todo o projeto de transformação da saúde pública em Barbacena pela gestão do prefeito Toninho Andrada, em ações coordenadas pelo Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans.

O redesenho da saúde pública programado pelo governo municipal, em 2013, visava reforçar a rede básica para aliviar o sistema hospitalar. Hoje, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam regularmente com profissionais capacitados, equipamentos adequados e fornecimento de medicamentos. Novas UBS foram construídas e outras reformadas. A Farmácia Popular ampliou o atendimento à população. O Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa – que funcionava de forma precária – foi transferido para o Hospital Regional e sua ampla estrutura o coloca entre os melhores do Estado. A Santa Casa recebeu equipamentos e verbas e, em parceria com o Município, instalou a Central Pediátrica, antiga demanda. O Hospital Ibiapaba também recebeu amplo apoio, com verba de R$ 2,5 milhões da Prefeitura para construção do bunker de radioterapia para pacientes oncológicos. A antiga UPA foi reformulada e se transformará no Centro de Especialidades Médicas – CEM, cuja inauguração acontecerá nos próximos dias.

O reconhecimento do IMAIP como instituição de apoio, com 25 novos leitos de retaguarda, praticamente fecha a execução do planejamento realizado há três anos e meio. Tudo isso sem relatar a renovação da frota de veículos, a Rede de Frios, a Odontologia, o Horário do Trabalhador, aquisição de equipamentos cedidos aos Hospitais e muitas outras providências.

‘Podemos afirmar, com tranquilidade, que apesar dos problemas existentes e a constante necessidade de aperfeiçoamentos, a saúde pública em Barbacena é referência de qualidade e eficiência em todo o Estado’, afirma o prefeito Toninho Andrada.

O objetivo da Unidade de Cuidados Prolongados é atender pacientes com quadro clínico estável, mas que necessitam de internação por mais tempo. A  UCP conta com quartos e sala multiuso, para ajudar na reabilitação e acelerar o processo de desospitalização pela equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo.

‘Nós sempre quisemos criar esses leitos em Barbacena. É uma inovação na assistência à saúde. A Unidade já está recebendo pacientes para que seja desenvolvido o trabalho de assistência e desospitalização’, destaca o secretário de Saúde e Programas Sociais, José Orleans.

Informações e fotos: Prefeitura de Barbacena.