Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Barbacena implantará metodologia diferenciada na rede hospitalar

Melhorar e monitorar a qualidade assistencial na estrutura SUS, além de fortalecer as boas práticas no ambiente hospitalar. Em busca de de sustentabilidade e eficiência, o Município de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), em parceria com os hospitais da cidade, implantará uma metodologia diferenciada para garantir mais qualidade à saúde do barbacenense.

A metodologia, conhecida como DRG Brasil (Grupo de Diagnósticos Relacionados), foi apresentada, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), nesta quinta-feira (14), no Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU), e contou com a participação de lideranças e gestores de hospitais, além de secretários de saúde e representantes de cidades da região. O palestrante foi o diretor executivo do DRG Brasil, Breno Duarte.

Conforme destaca o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, a iniciativa permitirá “avaliar nossos resultados e correlacionar com o que se gasta para tratar os pacientes; ou seja, verificar se os gastos com internações estão sendo revertidos em bons resultados para os pacientes”, afirmou. “A crise financeira não pode nos paralisar. Há sempre uma forma nova de fazer as coisas com eficiência”.

O Prefeito Luis Álvaro, satisfeito com a iniciativa, destacou que todos os hospitais com atendimento pelo SUS (Regional, Santa Casa, Hospital Ibiapaba e IMAIP) se juntarão ao Município para a aplicação da nova metodologia. “Estamos promovendo ações eficazes para melhorar ainda mais a área da saúde em Barbacena”, ressaltou o Prefeito.

Sobre o DRG Brasil – O DRG Brasil é desenvolvido como uma plataforma especificamente moldada para o sistema de saúde brasileiro. Ela categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. Mensura e compara o desempenho – assistencial e econômico – de médicos, equipes, clínicas e hospitais com referenciais internos e externos nacionais.

Com a plataforma DRG Brasil, é possível reduzir internações hospitalares potencialmente evitáveis; reduzir o tempo de permanência hospitalar ao essencial para o tratamento; reduzir as readmissões hospitalares; aumentar a segurança do paciente e controlar os desperdícios, garantindo sustentabilidade econômica através da qualidade assistencial.

Atualmente, o DRG Brasil é usado para medir e melhorar resultados e contribuir na qualidade assistencial em hospitais e operadoras, tanto da saúde suplementar quanto do SUS, abrangendo mais de 13 milhões de pessoas em todo o país.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

VEM AÍ, MAIS UM TREINO DE ANIVERSÁRIO DO GALO 111 ANOS-ETAPA BARBACENA