Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Barbacena inaugura o Centro de Atendimento aos Portadores de Câncer 

Portadores de câncer de cidades do Campo das Vertentes e do Alto Paraopeba agora podem contar com um local mais estruturado e adequado para receber pacientes diagnosticados com a doença, oferecendo além de apoio  psicológico e profissionais especializados e altamente gabaritados, dotado de equipamentos e de uma ampla estrutura física para melhor recebê-los.

Foi inaugurado no dia 27 de dezembro, o primeiro módulo do Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores do Câncer de Barbacena, fundado e idealizado pelo vereador e atual Presidente da Câmara Municipal, Amarílio Augusto de Andrade. O evento reuniu autoridades militares e civis, lideranças políticas, além de representantes dos principais setores de saúde do município e de cidades da região. Entre os presentes, o prefeito Luis Álvaro e a Secretária Municipal de Saúde e Programas Sociais, Marcilene Dornelas, além de membros do Conselho do Centro de  Atendimento.

Durante a solenidade, o prefeito Luís Álvaro e a Secretária de Saúde Marcilene Dornelas, juntamente com a diretoria do Centro de Atendimento Multiprofissional, assinaram um documento oficializando a entrega em regime de comodato ao Município a gestão da instituição, objetivando o atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde-SUS. Também durante a solenidade, um assessor do deputado estadual Arlen Santiago, entregou a diretoria do Centro de Atendimento as chaves de um veículo Chevrolet Spin, que será utilizado para levar pacientes que necessitam fazer tratamento fora de Barbacena.

núcleo-do-câncer-barbacena-inauguração-foto-januario-basilio-32

“Há aproximadamente 20 anos, quando fui diagnosticado com esta doença tive que passar por todos o percalços, com idas e vinda à capital do estado, para me submeter ao tratamento me sentindo debilitado com a evolução do câncer, foi que percebi o quanto este processo nos deixa ainda mais vulnerável. E por estes motivos senti a necessidade de criar em Barbacena uma instituição que desse o apoio necessário às pessoas em momento de tamanhã fragilidade. Graças a Deus hoje estou curado e posso dizer com muita tranquilidade e serenidade que através da entrada em funcionamento deste Centro de Atendimento poderemos ofertar condições de tratamento e de acolhimento ainda mais digna aos pacientes. Sabemos que tivemos apoio de muitas pessoas para tornar realidade este projeto, e dentre todos que nos apoiaram ao longo desta caminhada eu destaco a ajuda  importantíssima do nosso benfeitor o ex-governador de Minas e atual senador Antônio Anastasia, o qual nunca nos abandonou e sempre fez o possível para nos destinar recursos para que as obras não fossem paralisadas. Atualmente como senador da república, Anastasia continua a nos apoiar destinando mais de R$ 450 mil para que o Centro comece a operar com recursos já disponibilizados. Também não podia deixar de agradecer e destacar o apoio recebido do senador Carlos Viana, que liberou para nossa instituição o valor de R$ 350 mil, cujo o recurso também se encontra disponibilizado em caixa para o melhor funcionamento do núcleo, totalizando um montante de mais de 800 mil reais,” pontou Amarílio Andrade.

O Prefeito de Barbacena Luís Álvaro destacou a importância da construção do Centro de Atendimento e parabenizou o vereador Amarílio Andrade por sua iniciativa, perseverança e força de vontade em objetivar a construção e entrada em funcionamento da instituição: “É importante destacar que, se hoje o município assume a gestão desta instituição foi por que nos preparamos financeiramente para isso, em nada adiantaria apenas assinar este documento sabendo que meses após sua inauguração teríamos que fechar as portas por falta de recursos para mantê-lo. Portanto, é com muita responsabilidade que assumimos esta gestão do Centro, e o faremos com prudência e respeito a todos, principalmente aos portadores da doença e a seus familiares, dando o amparo necessário que eles necessitam.Também não poderia deixar de registrar o quanto o vereador Amarílio foi audacioso e perseverante para concretização desta obra, a qual finalmente está sendo entregue à população”, comentou.

núcleo-do-câncer-barbacena-inauguração-foto-januario-basilio-23

O primeiro módulo do Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores do Câncer Santa Terezinha está localizado à Rua Honório Ferreira Armond, com via de acesso pela Alameda Dom Luciano Mendes de Almeida, no bairro Monsenhor Mário Quintão, em Barbacena. Possui área total de aproximadamente 8 mil metros quadrados, cujo o terreno foi doado pelo advogado e empresário Cláudio Motta, filho de Clodoaldo e  Terezinha. Motta (falecidos), o qual realizou um desejo de sua mãe, tendo o vereador Amarílio a ideia de colocar o nome da instituição em homenagem a Dona Terezinha, pelo grande apoio e incentivo que recebeu para a construção da unidade.

O Núcleo do Câncer entra em funcionamento a partir desta quinta-feira, 02 de janeiro, e disponibilizará diversos serviços à população, dentre os quais; o diagnóstico do câncer e encaminhado do paciente a uma unidade hospitalar especializada; atendimento odontológico e psicológico; fisioterapeuta e nutricionista. Além disso, deslumbra-se a possibilidade de outros serviços serem implementados na instituição no decorrer de seu funcionamento, todos em prol do portador de câncer.

Acesse a galeria de imagens com fotos registradas por Januário Basílio;

Leia também:

PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DEFINE A PROGRAMAÇÃO DO JUBILEU DE OURO