Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Barbacena permanece entre as cidades mais segura do país, segundo pesquisa

Mesmo em tempos de pandemia, a segurança pública não deixa de ser uma preocupação da sociedade. Os órgãos responsáveis por essa área continuam trabalhando incansavelmente para garantir melhor qualidade de vida para o cidadão.

Barbacena é um exemplo do quanto esses profissionais têm se esforçado de acordo com dados da Polícia Militar de Minas Gerais, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado na cidade, que ficou  em 2º lugar entre as 87 Unidades do Estado com uma das menores taxas de crimes violentos, vítimas de homicídio e furtos com 6,63; 0,74 e 143,59 respectivamente para cada 100 mil habitantes no primeiro trimestre de 2021. Além disso, Barbacena registrou uma queda de 63% nos crimes violentos com 11 no período de janeiro, fevereiro e março de 2021 contra 30 no mesmo período do ano passado.

A última pesquisa realizada no país em relação à segurança nos municípios brasileiros (Atlas da Violência 2019 – Retratos dos Municípios Brasileiros) colocou o município entre as 25 mais seguras do país e a 4ª no estado de Minas Gerais. Realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pesquisa analisou dados de 2017 dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

Para o Comandante do 9º BPM, Ten Cel Ademir Siqueira de Faria, o trabalho integrado da Polícia Militar com os demais órgãos que compõem o sistema de defesa social, o apoio da imprensa na divulgação das ações e a participação da comunidade nas questões relacionadas a segurança pública têm sido fundamentais para que Barbacena se mantenha como uma das cidades mais seguras do Brasil.

Além disso, o Tem. Cel. Ademir ressaltou algumas ações desenvolvidas pela Polícia Militar. “A implementação do policiamento setorizado, os trabalhos preventivos executados pelas equipes policiais, a repressão qualificada e a atuação dos integrantes do serviço de inteligência, com a identificação dos autores de crimes, vem possibilitando o alcance de excelentes resultados, tornando nossa cidade mais segura para se viver, trabalhar e empreender,” finalizou.

Fonte: 13ª RPM Barbacena/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

IDOSOS E FAMILIARES SÃO RECEPCIONADOS COM MÚSICAS NO DRIVE THRU DA 13ª RPM