Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Barbacena realiza blitz educativa  e ação de conscientização sobre uso de máscaras

blitz educativa 

A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Setram), vem realizando blitz educativa visando a conscientização da população no enfrentamento ao novo coronavírus, orientando sobre uso obrigatório da máscara e espaçamento mínimo entre as pessoas e lotação nos ônibus.

A blitz educativa acontece nos cruzamentos semafóricos e pontos de ônibus,conforme prevê o Decreto Municipal Nº 8.649, que instituiu ser “obrigatório o uso de máscaras, sejam elas de tecido, polímero, costura ou descartáveis, a todas as pessoas que estiverem ou fizerem uso de espaços públicos e comuns, enquanto perdurar a pandemia do coronavírus”.

 

Ação conjunta no combate ao coronavírus

E nesta quarta-feira (06-05), a Prefeitura realizou uma ação conjunta, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, de enfrentamento ao novo coronavírus e fiscalização sobre o cumprimento Decreto Municipal Nº 8.649, que torna obrigatório o uso de máscaras ou outros equipamentos de proteção ao vírus no Município.

A ação foi realizada  na região central e bairro Pontilhão, e visa conscientizar sobre as novas medidas adotadas pela administração municipal no enfrentamento ao coronavírus, os servidores municipais orientaram as pessoas nas ruas e atuaram em lojas que não se enquadram nos serviços essenciais para que fossem fechadas. Todos os funcionários estão recebendo duas máscaras artesanais para utilização obrigatória.

De acordo com o Decreto 8.649, são considerados espaços públicos e comuns as vias públicas; praças; pontos de ônibus, rodoviárias e terminais de embarque/desembarque de passageiros; veículos de transporte coletivo, de táxi, mototáxi ou aplicativos de transporte; entre outros.

O Decreto prevê também que “os operadores de serviços públicos de transporte coletivo, táxi, mototáxi, ou aplicativos serão responsáveis pela exigência do equipamento de proteção ao seu usuário, antes do acesso ao veículo. E que os estabelecimentos comerciais, de serviços, industriais, bancários, empresas e quaisquer estabelecimentos congêneres, além das repartições públicas, serão responsáveis por zelar pelo cumprimento da exigência de uso do equipamento”.

Fotos: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

BARBACENA AMPLIA POR MEIO DE DECRETO FUNCIONAMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS