Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Barbacena registra aumento de 24 casos positivos e 25 curados da Covid-19

Vinte e quatro novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (16), em Barbacena, por meio do boletim epidemiológico diário. Além dos novos casos positivos, também foram confirmados 25 curados da Covid-19 e 67 notificações por suspeita doença.

De acordo com informações publicadas no boletim, 12.782 pessoas já foram notificadas pela Secretaria Municipal de Saúde por suspeita da Covid-19. Deste total: 4.008 exames testaram positivos e 3.343: 5.038 barbacenenses já cumpriram isolamento domiciliar e outros 499 seguem em quarentena. Onze pacientes ainda permanecem em internação hospitalar com sintomas da doença, e um óbito, suspeito de Covid-19, está sendo investigado pelo município.

Ainda de acordo com o boletim, do total de positivados (4.008): 3.783 foram curados da doença e 15 seguem em internação hospitalar. Até o momento, 92 pessoas morreram em Barbacena, vítimas do novo coronavírus.

Dos 30 leitos UTI disponíveis na rede hospitalar do município para tratamento contra Covid-19, 18 estão em ocupação e 12 disponíveis.

atualização-bletim-covid-barbacena-16-março

 

Boletim regional

Pelo segundo dia consecutivo foi registrado mais um óbito por complicações do novo coronavírus, de paciente de outros municípios internados em Barbacena.

 

Decreto sobre uso obrigatório de máscaras

Passou a vigorar a partir desta terça-feira (16), o decreto municipal Nº 8.859 que prevê multa para o cidadão que for flagrado sem utilizar máscara de proteção. O decreto foi publicado, na noite de segunda-feira (15), no Diário Oficial Eletrônico de Barbacena, assinado pelo prefeito municipal.

De acordo com o publicado, quem descumprir o decreto estará sujeito à multa de uma Unidade Fiscal do Município. E no caso de reincidência o infrator poderá ter que pagar dobrado pelo descumprimento (acesse ao teor completo do decreto clicando nas imagens).

Apesar do decreto entrar em vigor nesta terça-feira (16), o Vertentes das Gerais flagrou diversas pessoas no Centro da cidade sem o uso obrigatório de máscaras ou com a mesma pendurada no pescoço ou orelha. Além disso; em diversas imagens publicadas nas redes sociais, foram possíveis observar praças do município com aglomerações de pessoas.

O município prometeu que faria uma fiscalização mais rígida e ostensiva nos locais públicos e também no transporte coletivo, e entre outros, porém ainda é comum ver pessoas se aglomerando em locais públicos, sobre tudo as mais idosas, e ainda, o transporte coletivo continua transportando passageiros em pé, o que fere às medidas de prevenção à Covid-19.

Outro fato levantado por internautas do Vertentes das Gerais se refere ao número do “disk Covid”, disponibilizado pela Prefeitura de Barbacena para denunciar aglomerações e demais descumprimento de medidas de isolamento social. Segundo eles, quando a linha telefônica está liberada não conseguem falar no setor responsável, e em outros casos, o número permanece constantemente ocupado.

É preciso que o poder executivo disponibilize o maior número de efetivos à frente deste setor. E que as fiscalizações possam acontecer com maior frequência, sobre tudo, em praças e no transporte coletivo, locais estes, alvo de constantes reclamações por parte da população

Foto (capa): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA RECEBE 900 NOVAS DOSES DE VACINAS CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS