BARBACENA SEGUE SEM PREVISÃO NO REESTABELECIMENTO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Durante coletiva de imprensa realizada no final da tarde de hoje (15), a Prefeitura de Barbacena e o Serviço de Água e Saneamento (SAS) comunicou que aguarda com otimismo o resultado de duas análises técnicas da água para que, no caso de não haver mais sinais de contaminação, seja reestabelecido o abastecimento de água no município.
O abastecimento de água em grande parte de Barbacena foi suspenso após um grave acidente registrado na manhã de quinta-feira (11/05), envolvendo um caminhão tanque que transportava óleo combustível, que pegou fogo e explodiu na BR 040, altura do km 710, causando derramamento de combustível em afluente do Rio das Mortes, proximidades da localidade do Galego, zona rural do município.
O prefeito Carlos Du afirmou, durante coletiva, que aguarda com expectativa o resultado de laudos e exames que confirmem a seguridade para retomada da captação e do fornecimento de água a população. Carlos Du foi taxativo e deixou bem claro ao afirmar que, tão longo os resultados das análises enviadas ao laboratório central da Copasa, em Belo Horizonte, será preciso aguardar por cerca de entre três a cinco dias para que todo o abastecimento retome a normalidade, passando a operar com 100% da capacidade na distribuição de água aos barbacenenses.
Ainda segundo afirmou Carlos Du, que o óleo que derramou e contaminou o manancial foi classificado do tipo rio S10, ou seja; menos denso, com isso, ele desce o rio com maior velocidade.
Já o diretor do Serviço de Água e Saneamento (SAS), Daniel Salgarelo, afirmou que a captação segue interrompida na estação que recebe água do Rio das Mortes, e que a interrupção aconteceu antes da mancha de óleo chegar na captação. E como medidas preventivas, foram instaladas barreiras após o desligamento do bombeamento e foi dado início às ações do plano de contingência para evitar a contaminação na captação.
A Prefeitura de Barbacena informou que caminhões pipa estão atuando no abastecimento a hospitais, asilos, forças de segurança, entre outros órgãos, situações ou serviços prioritários. E que pessoas com vulnerabilidade clínica, como acamadas, ostomizadas, em tratamento quimioterápico, entre outros, também entram na fila de prioridade, porém estas devem comprovar previamente a condição para o recebimento da água.
Os telefones exclusivos para o atendimento prioritário são: (32) 98817-2277 e 988672216. Além disso, o Serviço de Água e Saneamento disponibilizou também os seguintes contatos: (32) 3339-6800, 195 e ainda o WhatsApp (32) 8867-2119.
Foto: Reprodução-PMB.
Leia também:
https://vertentesdasgerais.com.br/confira-a-lista-com-os-agraciados-com-a-medalha-alvaro-jabur-durante-solenidade-do-dia-da-vitoria/