Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Barbacenense organiza festival nacional de ukulele na USP, em São Paulo.
Nos dias 9 e 10 de junho, acontece em São Paulo, na USP, o 2º Encontro Nacional de Ukulele, reunindo os maiores profissionais e criadores de conteúdo sobre o instrumento do país.
O ukulele é um instrumento havaiano, criado à partir da braguinha e do rajão, de origem portuguesa. Possui 4 cordinhas mágicas e arrebata corações não só de músicos, mas de crianças e idosos por onde quer que passe. Por ter dimensões reduzidas e ser um instrumento de fácil iniciação, o ukulele está em alta no mundo todo e não é diferente no Brasil.
Muitas bandas e profissionais também estão utilizando o instrumento em seus álbuns e apresentações ao vivo, além de vários outros que já não estão entre nós terem deixado um legado enorme, como o beatle George Harrison. Elvis Presley foi outro grande incentivador e que fez diversas aparições e gravações com o ukulele. Israel Kamakawiwo’ole fez versões de canções famosas, além de ter gravado seus álbuns de músicas próprias, e continua sendo um estouro até hoje.
Atualmente, no Brasil podemos ver a presença do ukulele nos shows de Marisa Monte, Lulu Santos, Malu Magalhães, Supla, A banda mais bonita da cidade, Paulinho Moska, Ivo Mozart e por aí vai. Internacionalmente, a lista é extensa, e vai desde a campeã do America’s Got Talent de 2016, Grace VanderWaal, passando por Taylor Swift, Eddie Vedder, Madonna, e muitos outros.
O instrumento vem ganhando espaço não somente nas bandas, mas também na mídia, presente em comerciais de TV, fotos de divulgação, novelas, temas, comerciais e muito mais.
O encontro nacional de ukulelistas reúne diversos profissionais que tem estudado e disseminado o instrumento, alguns já com experiência em festivais internacionais de ukulele, como é o caso do barbacenense João Tostes, organizador do encontro, que em julho viaja para a Europa, representando o país mais uma vez num festival internacional, dessa vez na Itália.
João é um dos maiores representantes do instrumento no país, com canais no Youtube em português e em inglês sobre o ukulele, formando a maior comunidade voltada ao instrumento na América Latina.
A participação no evento é livre para todas as idades e crianças são bem vindas, é um encontro familiar onde a proximidade e convivência é o que torna o encontro agradável, o que já acontece nos pequenos “Ukedays” (encontros para tocar ukulele) espalhados por todo o país.
Serviço:
Evento: 2º Encontro Nacional de Ukulele
Local: USP – Escola de Comunicações e Artes – Departamento de Música
São Paulo (SP)
Data e horário: 9 e 10 de junho, de 10h da manhã às 19h (no domingo até as 17h)
Valores: R$ 50,00 (para os dois dias) e R$ 30,00 (dias avulsos)
Crianças até 7 anos não pagam, mas também precisam se inscrever
Site para inscrição: http://tocaukulele.com.br/2encontro
Fonte: Divulgação/Foto: Leila Bortolus.