Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Barbacenenses e antoniocarlenses realizam doações de sangue em Juiz de Fora.

Um grupo de doadores de sangue, composto por moradores de Antônio Carlos e Barbacena, acordaram bem cedo no último sábado (06) para praticar um ato de solidariedade em favor de salvar vidas.

Era de madrugada quando o dia nem havia clareado quando dezenas barbacenenses e antoniocarlenses acordaram no último sábado (06) para “botar os pés na estrada’ e percorrer de ônibus um trajeto de mais de 100 km até chegar ao destino principal, a unidade do Hemominas em Juiz de Fora, isso por que, alguns destes doares moram na área rural de Antônio Carlos, município distante a cerca de 14 km de Barbacena, e que em alguns casos, residem há mais 7 km da sede do município vizinho, o que de uma certa forma pode tornar a viagem um pouco mais cansativa para alguns deles.

“Nós somos elos de uma corrente, eu sozinha não faço nada, é como numa corrente, onde os elos vão se unindo e fazendo a diferença e somos assim na vida de quem está em um leito hospitalar a mercê da espera por doadores. Todos os anos percorremos este trajeto até o Hemominas em Juiz de Fora, e diferente do que realizamos em 2017, devido a crise da falta de combustíveis ocorrida em maio, este ano finalizaremos nossa ações com apenas um única viagem, que devido a crise com a falta de combustível nos impossibilitou de fazer esta doação no mês de maio. É muito gratificante para mim poder ajudar alguém e podemos fazer isto por saber que quem esta ali recebendo nossas doações gostaria de estar em nosso lugar ajudando ao próximo do que estar recebendo”, explanou Vaneuza Mattos, organizadora da ação solidária que anualmente consegue reunir mais de 50 pessoas,  sendo a maioria delas moradoras do município de Antônio Carlos, para fazer a doação de sangue no Hemominas em Juiz de Fora.

As pessoas que comumente integram estes grupos de doadores são pessoas de alta sensibilidade e com grande amor ao próximo, capaz de abrir mão do seu dia de sábado para estar pegando estrada e praticar este ato de solidariedade. “Eu me sinto gratificada em todas as vezes que vou ao Hemominas para fazer minha doação, principalmente quando a gente sabe que fizemos a diferença na vida de muitas destas pessoas, e que em alguns casos estão ali, agonizando com o passar do tempo e vendo suas vidas a ponto de deixarem de existir, e quando acontece a doação de sangue tudo muda para elas, uma nova esperança surge e a vontade de viver torna-se ainda mais evidente, e isso me deixa muito realizada. Acredito que, se cada um de nós que esteja em boas condições de saúde, promovesse tal atitude, certamente que iríamos reduzir pela metade a dor de muitas dessas pessoas que estão a espera de um doador. Este ato de ser doar faz toda a diferença em nossas vidas, e talvez seja o fato de nos sentimos úteis e de saber que ajudamos a salvar vidas, nos motiva sempre a fazê-lo com muto amor e dedicação para com o próximo’, comentou Vaneuza.

Fotos (acima): Doadores em Juiz de Fora no último sábado(06).

De acordo com Vaneuza, o ônibus que todos os anos leva o grupo de doadores ao Hemominas é fretado pela Prefeitura de Antônio Carlos, que por meio da Secretaria de Finanças, e com o aval do Prefeito Raimundo Nonato Marques (Natinho), e mesmo com a crise financeira pelas quais passam os municípios mineiros, não tem medido esforços em nos oferecer o apoio necessários para realizarmos nossas viagens.

Ao todo, cerca de 50 doadores  de Barbacena e de Antônio Carlos participaram da doação ocorrida no último sábado (06) em Juiz de Fora, e na foto acima, muitos deles não aparece nas imagens por estarem no interior do veículo descansando.

Equipe de doadores em Juiz de fora no ano de 2017/fotos cedidas por Vaneuza Mattos.

BQHost Banner Grande 2