Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Corrente do Bem:

Barbacenenses se unem em apoio a instituições e pessoas carentes da cidade.

Diante de um cenário o qual estamos vivenciando nos últimos meses, onde em alguns casos, a rivalidade política tem levado pessoas ao contra-ataque por ter opiniões diferentes uma das outras, por outro lado, o que tenho percebido é que mesmo com toda este cenário, ainda percebemos que existem pessoas que deixam de lado suas ideologias política-partidária para pensar no próximos, naqueles que necessitam de ações que vão de encontro a suprir suas carências, principalmente a que tange a falta de recursos financeiros. Pessoas que se unem para praticar a caridade, fazendo o bem sem olhar a quem.

E para ilustrar um pouco deste segundo cenário, onde ações de solidariedade tem sido praticadas  em nosso município de forma bastante significativa por várias pessoas que se preocupam com a causa alheia, trarei como exemplos três grupos que tem a frente pessoas comum, assim como eu, você, seu vizinho, irmão…mas que tem em comum a vontade de ajudar ao próximo, de liderar e de convocar tantas as outras a se unirem neste mesmo ideal, o de praticar a solidariedade, o de fazer o bem sem olhar a quem.

Neste contexto, citarei como exemplo, a líder comunitária do bairro Caiçaras, Mônica Cristina Braz , que juntamente com seus familiares, vizinhos e moradores do bairro, se unem todos os anos para promover um dia mais do que especial para as crianças carente daquela comunidade. Temos ainda neste cenário, pessoas como; Marcos Duarte e Jhonata Maradona, integrantes das equipes automotivas, Explosão Automotiva e 265 Clube, que cada vez mais tem se dedicado a ajudar instituições filantrópicas de Barbacena que passando por dificuldades financeiras e necessitam do apoio e da solidariedade da população como um todo para não fecharem suas portas.

No dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil e das crianças, a líder comunitária Mônica, com o apoio fundamental de seus familiares e moradores do Caiçaras, se uniram para promover um dia ainda mais do que especial para as crianças daquele bairro, onde cada pessoa contribuiu da forma que lhe fosse mais adequada a sua situação financeira, e mesmo aqueles que por algum motivo não puderam contribuir com valor em dinheiro, doaram o seu tempo e suas habilidades em prol de promover o bem. E o resultado de toda essa união foi uma linda festa realizada em plena via pública do bairro Caiçaras, com direito a tudo que essas crianças tem direito e merecem, e o resultado desta mobilização foi carregado de muita alegria, com brincadeiras diversas, pipoca, algodão-doce, refrigerantes, e é claro, bolos. Três grandes bolos foram produzidos pela comunidade para finalizar o dia desses “baixinhos’ e torna-lo ainda mais do que especial, pois para eles, festa sem bolo não é festa completa. E os parabéns foram; para as crianças e é claro, para todos aqueles que se envolveram de forma intensa em promover este dia lindo e cheio de alegria, e que apesar do tempo nublado não tirou o brilho desta festa.

Em entrevista concedida ao Vertentes das Gerais, a líder comunitária Mônica comentou que a festa é realizada há cerca de 30 anos e sempre no dia das crianças, e foi idealizada por sua mãe, Geralda das Graças Braz (já falecida), em cumprimento de uma promessa que ela havia feito após ser acometida na época, por um câncer de mama, e que se curada da enfermidade faria todos os anos naquela data uma festa para as crianças do bairro. E assim foi longos anos, até que um dia a mãe de Mônica faleceu vítima de problemas renais, e desde então a filha prometeu dar seguimento ao trabalho da mãe. Mônica faz questão de ressaltar o envolvimento dos moradores e de seus familiares n realização da festa; “Tudo acontece por iniciativa dos moradores que resulta em uma soma de esforços para transcorra de forma perfeita. Aqui, todos ajudam da forma que  podem contribuir, seja doando um pacote de bala, outro doa o milho de pipoca, a farinha pra fazer o bolo, e ao final o resultado acaba nos surpreendendo. É desta forma que tudo acontece, com o apoio e o envolvimento de todos. Portanto, meu papel nesta história é o de conclamar os moradores para que possamos juntos, tornar este dia, ainda mais do que especia”, comentou.

Este ano, a festa promovida por Mônica juntamente com os moradores do Caiçaras, teve um apoio ainda mais especial, a presença da equipe de jovens da 265  Clube (foto acima),formada por pessoas que são apaixonados por veículos automotivos esteticamente modificados e equipados com  de alta potência e qualidade. Decididos a contribuir com a festa, eles se uniram para arrecadar brinquedos novos e usados (em boas condições de uso), os quais foram doados durante a festa. O esforço desta equipe em arrecadar os brinquedos foi importante para proporcionar ainda mais alegria para as crianças. Afinal de contas, qual é a criança que não gosta de brinquedo? E com esta união; entre equipe 265 clube e moradores do bairro Caiçaras e sob a liderança de Mônica, é que se tornou possível no dia das crianças elas se divertirem como tal; brincando, correndo, rindo…E tudo isso aconteceu em meio a um ambiente familiar e tranquilo, sem nenhum tipo de acidente.

Também merece ser citados neste contexto, a ação promovida por centenas de jovens que estiveram participando da 7ª Explosão Automotiva, realizada no Parque de Exposições de Barbacena no último dia 14 de outubro. Durante o evento, foi possível arrecadar cerca de 500 litros de leite, os quais foram doados para a Apae de Barbacena. Esta ação foi  uma iniciativa que partiu dos organizadores, Marcos Duarte e Gustavo Lauriano, que se solidarizaram com as dificuldades financeiras pelas quais passam a Apae de Barbacena para poder manter toda a infraestrutura funcionando de forma plena.

Assim como as pessoas citadas nesta publicação, existem centenas de outras tantas espalhadas pela cidade, e que promovem ações de cunho social e filantrópicos no apoio a pessoas e instituições que passam por dificuldades financeiras. Pessoas estas, que desempenham trabalhos de forma espontânea e com o único intuito: o de ver seu semelhante bem e feliz, e que abrem mão de seus finais de semana, e ate de noites em seu recinto, para levar o calor humano para aqueles que necessitam de um agasalho ou mesmo alimento. Exemplos estes como ocorrem com os “Anjos Festeiros”(foto acima)  e a “Rede do Bem”(fotos abaixo), onde pessoas se entregam de forma voluntária, doando seu tempo, e até mesmo dinheiro do próprio bolso para proporcionar uma dia mais do que especial para as pessoas que eles acolhem com muita dedicação e amor.

A todas essas e demais pessoas que promovem o bem em forma de solidariedade e amor para com o próximo, oa meus Parabéns! Que Deus os abençoe sempre, para que mais e mais pessoas sejam alcançadas com tamanho e igual gesto de amor e de compaixão!

Curta Nossa Página no Facebook:  https://www.facebook.com/Vertentes-das-Gerais-618141205016345/

Siga-nos, no Instagram: Vertentes das Gerais (Oficial).

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping