Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Conselheiro Lafaiete, com o apoio da Polícia Militar, atuou em uma ocorrência de desobstrução de vias respiratórias na manhã deste domingo (29/12), envolvendo um bebê de treze dias que havia se engasgado após amamentação, no bairro Rochedo.
A Polícia Militar foi acionada via Central de Operações Policiais, cujo histórico preliminar relatava um recém-nascido de 13 dias em parada-respiratória. Diante da situação, a guarnição policial, composta pelo Sgto. PM Paulo e pelo motorista Cabo PM Vittoretti, deslocou rapidamente ao local onde depararam com o bebê apresentando coloração azulada, ainda engasgado, nos braços da avó, uma vez que a mãe estava extremamente abalada emocionalmente.

A avó relatou ter tentado várias medidas para ajudar, mas sem sucesso. Diante da situação, o Sgt. PM Paulo assumiu o atendimento, posicionou a criança em decúbito ventral e realizou as manobras adequadas para desobstrução das vias aéreas. Como resultado, o bebê respondeu positivamente, retomando a coloração normal e, logo em seguida, emitindo sons que evoluíram para o choro.
Durante o atendimento, recebemos o apoio da guarnição na VTR comandada pelo 3º Sgto, PM GT Cleiton, motorista o CB. PM Pablo, que colaboraram no controle da situação e na segurança do perímetro.
Na sequência, após avaliação rápida da médica responsável pela equipe de socorristas, ocorrência, procedeu com o atendimento e realizou a estabilização da criança. Após concluída a ação, a criança, em companhia dos pais, foi encaminhada para avaliação médica ao setor de pediatria do Hospital São Vicente de Paulo, em Conselheiro Lafaiete.
Atuaram na ocorrência, além dos policiais militares, a médica do Samu Isabella, enfermeira Bruna e condutor socorrista Guilherme.

Com informações: Da Redação/foto: Samu/Divulgação.