Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

BM CONTINUAM TRABALHANDO APÓS DESMORAMENTO DE RUA EM SÃO TIAGO

Durante á última segunda-feira(27), Bombeiro de São João Del Rei deram continuidade aos trabalhos  de busca e recuperação de bens e valores  após desmoronamentos  ocorridos na Rua Joaquim Marques da Silva, depois que um temporal que caiu sobre a cidade de São Tiago, quando na ocasião, duas  residências foram levadas pela força da enxurrada deixando em situação de risco outras 21,

Logo no período da manhã, os bombeiros com a ajuda de um guindaste conseguiram realizar a retirada com segurança de uma  Kombi que era um bem e meio de trabalho de uma das famílias desabrigadas. A felicidade foi enorme dessa família ao ver a Kombi dar a partida logo depois de recuperada.

As rachaduras na Rua onde aconteceu o desabamento continuam aumentando. O solo está se desprendendo por placas, e possivelmente esse processo continuará até que seja realizada a contenção da encosta.

Foi obtido contato com um engenheiro que estava no município e este colaborou com seu conhecimento técnico para auxílio à prefeitura.

A CEDEC-MG envidará esforços na presença de uma equipe multidisciplinar no município para realizar um estudo técnico e parecer fundamentado da situação. Mas por ocasião do Carnaval haverá dificuldades.

O Deputado Federal Domingos Sávio esteve presente no local da ocorrência e se prontificou a auxiliar no assunto uma vez que o município, é sua terra Natal.

 

Como medida emergencial a prefeitura, seguindo recomendação do engenheiro de Minas presente no local, fez uma contenção emergencial com sacos de areia no entorno da área colapsada e está buscando junto com a Copasa um meio de drenar toda a água pluvial e de esgoto que passa pela área.

Devido ao ocorrido, a população ficou muito apreensiva e constantemente os bombeiros foram solicitados á visitar diversas residências do município para realizar vistorias com suspeitas de desabamento. Em sua maioria, eram pessoas idosas muito receptivas que precisavam da presença do CBMMG por motivo de risco ou segurança.

Durante a tarde, uma equipe de bombeiros foi acionada pelo prefeito, informando que em uma área na zona rural do município (conhecida como Capão das Flores), havia uma residência com risco de desabamento e às margens de um rio. Ao comparecer no local foi detectado que a residência está em risco e será iniciado a desocupação dos moradores pela assistência social da prefeitura.

As equipes continuam acompanhando a situação da ocorrência.

Assessoria de Imprensa – 2ª Cia. Ind. Bombeiros Militar