Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Diante do crescimento acentuado de construções verticalizadas  em Conselheiro Lafaiete, região do Alto Paraopeba, militares da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, tem refletido em um maior número de casos de ocorrências envolvendo pessoas retidas em elevadores.

Esse tipo de acidente é causado, de modo geral, pela falta de energia elétrica, por excesso de carga ou por defeitos eletromecânicos no elevador.

Ao ficar preso no elevador, saiba como se proceder até ser resgatado:

1 – Antes mesmo de acontecer um incidente com o elevador, observe se o equipamento de seu prédio ou empresa traz, fixada na parede da cabine, placa com os contatos da empresa responsável pela manutenção do maquinário, do Corpo de Bombeiros e do edifício. Caso não tenha, faça a solicitação ao síndico.

2 – Quando o elevador enguiçar, alguns passageiros têm a reação de tentar abrir a porta ou mesmo mexer no teto do elevador, o que não é recomendado em hipótese alguma podendo vir a causar acidentes. O correto neste situação é acionar o interfone para a portaria, telefonar para algum vizinho ou parente, ou chame pelo zelador, mas não tente intervir.

3 – O resgate não deve ser feito por zeladores nem porteiros. Ambos não são habilitados a fazer tal procedimento. Mesmo com o elevador desligado, os riscos de acidentes são altos. Os funcionários do edifício e síndicos devem acionar a segurança e o Corpo de Bombeiros e conversar com os passageiros que estão presos, mantendo-os informados até a chegada do resgate.

Os edifícios devem contratar empresas credenciadas para manutenção periódica de seus elevadores. Caso contrário, o síndico ou administrador poderão ser responsabilizados pelas consequências da má conservação.

Foto(Arquivo) Januário Basílio

Fonte: Assessoria de Imprensa – 2ª Cia. de Bombeiros Militar/Conselheiro Lafaiete.