Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

BOMBEIROS TREINAM MILITARES DA EPCAR EM SALVAMENTO AQUÁTICO

 

Durante essa semana, militares do Corpo de Bombeiros de Barbacena efetuaram curso de salvamento aquático para militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena.

Ao todo, 20 militares foram capacitados em situações de salvamento aquático em balneário, cachoeiras, rios e piscinas, para desenvolver suas atividades profissionais.
O Curso possui 40 horas aulas, e ao final, os militares aprenderam técnicas para abordar, desencalhar, rebocar e prestar os primeiros atendimentos a vítimas de afogamento.


No curso são abordados os seguintes temas; fisiologia humana, fisiologia do afogado, técnica de vigilância, ética profissional, técnicas de reboque com e sem equipamentos, nado de aproximação, judô aquático , apneia estática suporte básico de vida.


O curso foi coordenado pela equipe de instrutores da Segunda Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena, tendo à frente o Tenente Canavez e o Sargento Leonardo, sendo que pela aeronáutica , os trabalhos são acompanhados pelo Tenente Canaviais.

A PREPARAÇÃO:

Tendo em vista a necessária preparação física e psicológica da atividade de Salvamento Aquático os alunos do curso foram selecionados através de um processo seletivo em que se inscreveram 39 militares mas apenas 20 foram selecionados.

Durante o curso os militares participaram de instruções em salas de aula, piscina e local com águas turvas, sendo todas as atividades realizadas dentro das dependências da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Segundo o tenente Canavez; ” o treinamento e a formação foram muito úteis, buscando desenvolver a capacidade do indivíduo e seu comprometimento com a atividade. Através dessa prática conseguimos repassar os conhecimentos aos nossos co irmãos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – 2° Cia Ind de Bombeiros – Barbacena