Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Brasão em bronze retirado de Monumento alusivo ao Dia da Vitória é recuperado

O brasão em bronze com o rosto  do tenente Alípio Andrada Serpa estampado, que havia sido retirado do Monumento construído para homenagear os combatentes da II Guerra Mundial na praça Dom Silvério, foi recuperado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Barbacena em trabalho desenvolvido em conjunto com a Diretoria de Cultura, Desporto e Turismo.

A princípio, a retirada do brasão estava sendo tratado como um ato de vandalismo, e deixou parte da população indignada com a fato. O caso ganhou repercussão no último fim de semana, quando um fotógrafo barbacenense foi registrar imagens do monumento e deu por falta do brasão.

monumento-na-praça-do-rosario-em-barbacena-foto-januario-basilio-01

O brasão com o rosto do tenente Alípio Andrada Serpa, que representa “Aviação”, hoje Aeronáutica, ficava afixado em destaque na parte lateral do Monumento que reverência os combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram bravamente durante na II Guerra Mundial.  O objeto já se encontra em poder da Diretoria de Cultura, Desporto e Turismo de Barbacena e irá retornar para o Monumento em breve.

monumento-na-praça-do-rosario-em-barbacena-foto-januario-basilio-02

Em tempos passados, um fuzil em bronze que ficava junto a estátua do Soldado Desconhecido, que é o ápice do Monumento, foi roubado e nunca recuperado. Em substituição a peça furtada foi  esculpido novo fuzil de bronze e anexado a estátua.

Fotos; GCM de Barbacena(capa) e Januário Basílio.

Leia também:

ESTUDANTES DE BARBACENA DESENVOLVEM ATIVIDADES REMOTAS SOBRE AÇÕES DO PAC 2