Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Câmara de Barbacena homenageia Centenário de Nascimento de ex-prefeito 

De iniciativa do Vereador Amarílio Andrade, Presidente da  Câmara, com referendum da Mesa Diretora e demais vereadores, o Legislativo Municipal reverenciou a memória do ex-prefeito José Eugênio Dutra Câmara  (27/08/1919 – 27/08/2019), na passagem de seu Centenário .

A Sessão Solene aconteceu na ultima sexta-feira (06/03), no Plenário do Palácio da Revolução Liberal, sede do Poder Legislativo de Barbacena. Estiveram presentes ao evento, além do autor da homenagem, o Presidente da Câmara,Amarílio Andrade, vereadores, familiares do homenageado, e o público de um modo geral. A vereadora Joana Bias Fortes Carneiro,foi a  Oradora Oficial da Cerimônia.

José Eugênio Dutra Câmara foi prefeito de Barbacena em duas oportunidades.  Seu primeiro mandato teve início em 1962, lançado pelo ex-governador Bias Fortes.  Em 1972 foi reeleito .

Muito elogiado como prefeito,  José Eugênio foi homenageado pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela escola integral, com alimentação e roupas para os alunos carentes, ensino básico pela manhã, profissionalizante à tarde e ainda alfabetização de adultos à noite. Construiu várias escolas, postos de saúde e estradas na zona rural, alem de calçamento e pavimentação de ruas. Foi responsável por importantes obras no município .

Odontólogo de formação, José Eugênio foi também pecuarista e um dos maiores criadores de Cavalo Campolina do país.

“Tive oportunidade de conviver com  Dr. José Eugênio Dutra Câmara durante o período que foi Prefeito de Barbacena. Homem determinado e que nos deixou um legado de grandes obras e transparência. Como cidadão comum, sempre tive com ele um relacionamento dos mais estreitos e amistosos”, disse Amarílio Andrade, autor da homenagem.

A Oradora Oficial da Cerimônia, vereadora Joanna Bias Fortes Carneiro, apresentou uma bela narrativa sobre a vida e obra de José Eugênio Dutra Câmara. ” Coube a mim, a difícil tarefa de traduzir em  breves palavras a importância do Dr. José Eugênio, com vida longa, marcada por desafios, lutas, conquistas, vitórias, revezes , acima de tudo, exemplo de firmeza, dedicação, humildade e alegria de viver. Intensa foi a vida do Dr. José Eugênio.  Ele deixou ao longo de sua vida um legado construído ao longo de uma existência profícua e exemplar, com altivez e dignidade. Sua contribuição para a vida política e administrativa de Barbacena foi inestimável. Barbacena deve muito a ele”, disse a vereadora Joana Bias Fortes.

Na qualidade de representante dos familiares de homenageado, falou o filho Dr. José Eugênio Dutra Câmara Filho. Cumprimentou o Presidente Amarílio Andrade pela homenagem e , também pelo permanente resgate que vem fazendo da memória de Barbacena e dos barbacenenses. Citou também a fala da vereadora Joana Bias Fortes pela brilhante narrativa. Destacou que além de tudo que foi dito pela vereadora Joanna Bias Fortes sobre a vida de José Eugênio Dutra Câmara, sua trajetória política, social e profissional, o que ele fêz de melhor na vida foi ser  marido, pai e avô. “Como marido ele soube dar solidariedade , carinho e relação amorosa com minha mãe nas agruras que tiveram ao enterrar quatro filhos e, principalmente durante o período de doença da esposa com que viveu 61 anos. Como pai foi o melhor amigo dos filhos dando exemplos de valores morais, que exemplifico em uma frase que ele sempre dizia: “o homem era tão pobre , tão pobre que a única coisa que ele tinha era dinheiro”. Com essa frase ele mostrava o quão os valores materiais são irrisórios ante os valores morais e espirituais”, afirmou José Eugênio Filho.

A Mesa de Honra foi composta, além do Presidente Amarílio Andrade, pela Dra. Dilma Jane Carneiro ( Promotora de Justiça)  Geraldo Faria (Jornalista , representando a Rádio Sucesso FM , a imprensa de Barbacena e o Ministro Hélio Costa) , Capitão Alawyr Rezende ( Representando o Comando d Epcar), Renato Laguardia ( Presidente do Sindicato Rural de Barbacena) , Coronel Médico da Polícia Militar , Dr. Júlio Andrade ( Representando o Núcleo de Combate ao Câncer de Barbacena); Ex-Prefeita Danuza Bias Fortes Carneiro; Dra. Simone Rodrigues (Representando a OAB/Subseção Barbacena)  e José Léo Grossi ( representando a Maçonaria).

Fonte: Câmara de Barbacena/Fotos: Ronald Araújo.

Leia também:

RANKING DE CORRIDA DE RUA CORRIDÃO: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CORRIDA DO SAS