Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Uma campanha lançada nas redes sociais com o objetivo de ajudar um jovem barbacenense carente que ficou tetraplégico após um acidente ocorrido em uma  represa da região,  vem sensibilizando amigos e a população de um modo geral,  para que possam realizar doações em materiais de construção  para que ele possa construir sua casa e sair do aluguel.

A história de Jonathan Maxwell da Silva (25 anos), morador do Bairro Nove de Março em Barbacena, passou por uma grande reviravolta quando em janeiro de 2010, na época com 18 anos, saiu em companhia de amigos para nadar em uma represa localizada em  Dores do Paraibuna, distrito  pertencente ao município de Santos Dumont, o qual está localizado á cerca de 11 km de distância da sede. Durante o mergulho nas águas da represa, Jhonatan bateu forte com a cabeça em um tronco de árvores que estava submerso ás águas,  com o impacto da batida,  o peso do  corpo de Jhonatan pressionou contra o pescoço  ocasionando o fraturamento da medula vindo a atingir as vértebras, c4, c5, c6 e c7. A partir desde momento, a vida dele mudou completamente, passando  a contar  constantemente com a ajuda de familiares e de amigos para ajudá-lo nas tarefas diárias.

O acidente comprometeu grande parte dos membros do corpo de Jhonatan,  ficando debilitado  da região do peito para baixo, afetando as pernas, que perdeu os movimentos, chegando a afetar também as mãos, que não abrem. Além disso, para fazer as necessidades fisiológicas, os familiares de Jhonatan improvisaram uma  mangueira ligada a uma garrafa pet  para minimizar o desconforto dele em ter que se levantar da cama ou da cadeira de rodas para ir até ao banheiro. Na hora de se alimentar, ele adquiriu  com o tempo a  habilidade nos dedo, com isso, ele consegue movimentar com o talher entre os dedos manuseando até a boca. Nas demais atividades, é a sua mãe quem faz tudo por ele, e por isso não pode trabalhar fora, tendo que ficar sempre a disposição de cuidar dele.

Em diversos apelos realizado há amigos e também, pela internet através do seu perfil nas redes sociais, Jhonatan conseguiu sensibilizar uma pessoa que trabalha com reparos  em camas hospitalares,  ao publicar um vídeo gravado por um amigo onde mostrava as condições muito precária em que ele dormia em uma cama de hospital velha e toda enferrujada improvisada por tijolos para ficar nivelada. Após a publicação deste vídeo, Jhonatan  recebeu uma outra cama, não nova, mas em condições bem melhores do que ele possuía.

Um dos pedidos que também vem ganhando a sensibilidade  da população e que estão tentando conseguir a adesão de mais outras pessoas, é a de ajudar ele com a aquisição de materiais  de construção,  para que ele ossa construir a sua casa em um lote que lhe foi doado. Recebendo  benefício do INSS de apenas um salário mínimo, e pagando cerca de R$ 220, 00 mensais, sendo a única renda que entra em sua casa todos os meses, ele enfrenta dificuldade para manter em dia o valor do aluguel. Em entrevista ao Vertentes das Gerais, Jhonatan contou que está com 4 meses de aluguel atrasado, e o pouco do seu dinheiro são destinados para o pagamento das despesas com a alimentação e higiene, o que mal dá para cobrir todos os meses. ” Acredito que se eu já tivesse com a minha casa própria o dinheiro me renderia melhor, mesmo sendo apenas um salário mínimo. A minha mãe não tem como sair para trabalhar fora, porque tem que ficar em casa pra cuidar de mim,” concluiu.

 

Entre uma ajuda aqui e outra ali, ele conseguiu adquirir com  a ajuda de doação de pessoas que tem sensibilizado com as suas dificuldades, alguns materiais para dar início as obras de construção da sua casa própria, porém, como as doações foram limitadas e alguns materiais  já estão acabando, ele terá que parar com a obra por não ter condições de seguir com ela.

Como forma de conseguir qualquer tipo de ajuda financeira, ele  abriu uma conta corrente na agência da Caixa Econômica Federal  de Barbacena, para que as pessoas possam efetuar os  depósitos,”indiferentemente do valor a ser creditado em  minha conta, o que importa é a atitude de querer me ajudar de alguma forma, isso sim é que é importante pra mim,” comentou.

Dentre as pessoas que estão me ajudando e apoiando nesta minha caminhada, uma delas, a empresa RG Loc locação de Máquinas e Equipamentos, localizada no Bairro Pontilhão em Barbacena, cedeu uma betoneira para agilizar nos trabalho na preparação da massa. Consegui também, da ” MHM ‘ que presta serviço com o ‘Leva e Traz – BH e Região,  um carreto até a cidade de Congonhas para buscar umas janelas que foram doadas. eles se colocaram a disposição da minha pessoa pra quando eu precisar de carretos ou de outros serviços de busca de mercadorias em Barbacena e região. Outras pessoas também me ajudaram e continuam a ajudar, porém, elas preferem não ser citadas.

As doações em dinheiro podem  ser efetuadas na conta:

Caixa Econômica Federal.
Agencia: 3747
Operação: 013
Conta: 00005705-5

Em nome de: Jonathan Maxwell Da Silva.

Maiores informações pelo whatsapp de Jhoantan: Tel: (32) 9 88438255

Para acessar as demais informações da campanha e aos vídeos, clique no link abaixo:

https://www.facebook.com/ajudandoojonathann/