Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Campeonato Mineiro de Karatê reuniu mais de 100 atletas em Congonhas

Congonhas tem se tornado referência em Minas Gerais quando o assunto é esporte. A cidade sediou, nesse domingo, 16, o 11º Campeonato Mineiro de Karatê Kyokushinkaikan. O Ginásio Poliesportivo José Juracélio de Santana, no Nova Cidade, recebeu 120 atletas vindos não só de cidades mineiras, mas também de outros estados, como Bahia e São Paulo. O evento, que teve sucesso de público, foi organizado pela Federação Mineira Kyokushinkaikan Karatê, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A competição premiou as categorias Adulto, Juvenil, Pré-juvenil e Infantil (masculino e feminino). Todos os participantes receberam medalhas de participação. Os primeiros, segundos e terceiros lugares receberam troféus. Já as categorias adulto absoluto feminino e masculino também receberam premiação em dinheiro. A classificação completa do campeonato estará disponível, em cerca de dez dias, neste link.

Para o secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, a parceria entre o Município e a Federação Mineira Kyokushinkaikan Karatê é importante e reforça a qualidade da infraestrutura para prática esportiva que Congonhas possui. “Além de propagar a prática esportiva, eventos como este massificam o karatê na cidade. Também fomenta o trabalho e renda, porque vêm delegações de outras cidades. Nossa estrutura física é muito qualificada, considerada referência em Minas Gerais”, pontuou.

Antigamente, Congonhas era sede da competição brasileira da modalidade. O 11º Campeonato Mineiro foi uma tentativa de retomar essa tradição, segundo a presidente da Federação Mineira Kyokushinkaikan Karatê, Renata Borba Gonçalves. “Esperávamos que a competição fosse grande e realmente foi, com nível técnico alto. Estou muito satisfeita com a participação de todos os atletas e da torcida e também com a acolhida da cidade”, disse a atleta, que conquistou o título de campeã mundial durante o Campeonato de Karatê Kyokushin IKO Matsushima, realizado no China em 2018.

Em Congonhas, Renata ficou em primeiro lugar na categoria Adulto Absoluto Pesado. “Hoje foi uma competição tranquila. Lutei com minha aluna. Quero minhas alunas na mesma posição que alcancei, que foi o meu mundial. Já fiz minha trajetória, hoje não almejo tanto o primeiro lugar, quero o progresso das minhas crianças”, reforçou.

O campeonato também contou com a participação do projeto Lutando pelo Futuro, de Conselheiro Lafaiete. O programa, promovido por meio da Lei do Incentivo do Esporte, atende, aproximadamente, 70 crianças carentes na modalidade karatê e começou a oferecer, ainda, aulas de jiu-jitsu. Idealizadora do programa, a presidente da Federação pensa em trazê-lo para Congonhas. “Tenho essa ideia há um tempo, mas agora temos o projeto aprovado pelo Ministério do Esporte. Tenho muita vontade de trazer para cá porque sei que aqui tem grandes atletas, grandes talentos. É uma parceria que tenho certeza que dará certo”, observou Renata.

Diretamente da Bahia, Iago Silva passou os últimos dois meses treinando para competir em terras mineiras. E deu certo. O atleta conquistou o primeiro lugar na categoria Adulto Absoluto Médio. “Gostei muito da competição. Fui convidado e vim com a pretensão de participar, não de ganhar. O importante é participar, mas graças a Deus pude sair vencedor. Gostei do campeonato, teve um nível muito alto. Fiquei um pouco nervoso, tenho que confessar. De ontem para hoje tive dificuldade para dormir”, contou, ressaltando, ainda, que gostou da estrutura da cidade.

Classificação da categoria Adulto Absoluto:

Adulto Absoluto Leve – até 60kg

1° Ana Carolina Moreira dos Santos

2º Hávila Corselho Lima Azevedo

 

Adulto Absoluto Pesado – acima de 60kg

1º Renata Borba Gonçalves

2º Pamela Camila Aniceto de Paula

3 Bruna de Fátima dos Santos

 

Adulto Absoluto Leve

1º Vitor Bernardo dos Santos

2º Breno Coelho dos Santos

3º Gustavo Silva Santos de Oliveira

 

Adulto Absoluto Médio

1° Iago Silva Arruda

2º Marques Guilherme Silva Alves

3° Gabriel Meireles Silva

 

Adulto Absoluto Pesado

1º Denner Silva de Jesus

2º João Antônio Barbosa

3º Meiron Wesley Soares de Oliveira

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

TORNEIO DE FÉRIAS DE CONGONHAS TERÁ 20 EQUIPES NO MASCULINO E 4 NO FEMININO