Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

O auditório da Escola Estadual Pio XI, será palco de um recital de canto promovido pela Sociedade de Cultura Musical de Barbacena, com a apresentação do cantor lírico, Caio Mateus Lopes de Almeida (25 anos).

O jovem Caio Mateus, inciou seu interesse pela música aos 12 anos de idade quando passou a participar do Coral da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em Barbacena. “Naquele época, eu ainda era muito novo e não tinha  a voz boa e com a formação que tenho atualmente. Após aproximadamente dois anos, iniciei meus estudos  de aula de canto no Conservatório Municipal Heitor Vila Lobos, ministradas pelo professor juiz-forano, Neri Contin,  onde também fiz o curso de piano com aulas proferidas pelo professor David Sad que estará me acompanhando amanhã no dia do recital. Realizei todos estes cursos sem abandonar as minhas atividades as quais continuo a me dedicar no  Coral da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, com apresentações em várias igrejas de Barbacena,” comentou Caio, em entrevista concedida ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais.

“Foi em uma dessas apresentações que realizo junto com o coral, que fiquei conhecendo os amigos da Companhia Cítara de Davi, onde tive a oportunidade em participar da programação do natal em 2016, com apresentações realizadas no Santuário de Nossa Senhora da Piedade e em outras igrejas da cidade”, disse.

  • Participação de Caio Mateus no Cítara de Davi no Santuário da Piedade (Arquivo: Vertentes das Gerais).

Perguntado pelo Vertentes das Gerais de como surgiu o seu interesse pela música, Caio respondeu: “Primeiramente, foi um dom que recebi de Deus que tenho que agradecê-lo sempre por isso, e durante o tempo em que passei dedicando aos trabalho na igreja do Carmo, iniciado como coroinha e também, assistindo as missas, cada vez mais crescia o meu interesse pela música, e como o coral é mais dedicado a músicas Sacra Erudita, só fez aumentar ainda mais o meu amor e interesse pela música,” concluiu.

Faz três anos que Caio realiza apresentações individual de recitação. e  esta nova fase na vida profissional dele, surgiu em uma oportunidade de quando ocorria uma festa na Igreja do bom Pastor em Barbacena, ele sugeriu ao padre interino, Luiz Paixão, para que lhe fosse dada a oportunidade de fazer a sua primeira apresentação solo, desde então, várias outras apresentação ele passou a realizar e se destacando como importante cantor lírico de Barbacena.

O evento de amanhã, domingo (12), tem início ás 20 horas, com entrada franca.

Foto: Januário Basílio.