Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Cardeal Dom Sérgio preside cerimônia de ordenação episcopal em Barbacena

Em cerimônia religiosa realizada na manhã do último sábado (23/01), presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal da cidade de Salvador, monsenhor Valter Magno de Carvalho foi oficialmente nomeado bispo titular de Giufi e auxiliar na Arquidiocese baiana.

A Ordenação Episcopal do monsenhor Valter foi realizado na Basílica de São José Operário, em Barbacena, e contou com as presenças:  do arcebispo de Mariana, Dom Airton dos Santos, do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Geovane Luís,  e do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Padre Danival Milagres Coelho. Além de contar também, com as presenças de diversas lideranças religiosas de Barbacena e de cidades da região.

Em novembro de 2020, ele havia sido nomeado pelo Papa Francisco como bispo titular de Giufi e auxiliar na Arquidiocese de São Salvador (BA). Até então, ele exerceu as funções de reitor do Seminário Maior São José, na arquidiocese de Mariana (MG), e diretor da Escola Diaconal São Lourenço, na mesma Igreja particular.

Em virtude da pandemia da covid-19, a solenidade de ordenação episcopal do monsenhor Valter Magno foi restrita a familiares e algumas lideranças religiosas, e foi transmitida ao vivo pela internet, por meio dos canais da Arquidiocese de Mariana no Facebook e You Tube.

 

Trajetória e formação

Monsenhor Valter nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973, filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.

Ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), em 1989. Cursou Filosofia no seminário maior São José, de 1991 a 1992, e Teologia, no mesmo seminário, de 1993 a 1996, ambos na mesma arquidiocese. É bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior, de Juiz de Fora (MG) e possui especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos, pelo Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG) (2015).

Foi ordenado diácono, em 19 de outubro, de 1996, em Mariana (MG) e sacerdote, em Palmital dos Carvalhos (MG), no dia 23 de agosto de 1997.

Além de ter sido presbítero em várias paróquias da arquidiocese de Mariana, foi diretor da Comunidade do Propedêutico, em Barbacena (MG), de 1997-1999, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, de 1997 a 1999. Também coordenou o curso de Teologia para leigos (CETE), em Barbacena (MG), de 2000 a 2001 e foi vigário episcopal na arquidiocese de Mariana.

Atuou como membro dos seguintes organismos na arquidiocese de Mariana: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação, Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

Fotos: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana.

Leia também:

DECRETO LIBERA, COM RESTRIÇÕES, REABERTURA DO COMÉRCIO EM BARBACENA