Dezenas de paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, participaram de um retiro espiritual promovido pela instituição religiosa com o objetivo de refletir sobre o tema: ‘peregrinos da esperança’, alusivo ao encontro do Ano Jubilar instituído pelo Papa Francisco.
O evento aconteceu no último sábado (08/02), na sede do Instituto Padre Cunha em Pinheiro Grosso, distrito de Barbacena, e teve início com celebração eucarística presidida por padre Adilson Luiz Umbelino, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Logo em seguida, os paroquianos participaram de uma palestra ministrada por Irmã Irene Barbosa, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que voltada para o tema do Retiro, pontuou alguns tópicos da Encíclica do Papa elaborada justamente para o Ano Jubilar: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” – (RM5,5) – “A esperança não é a certeza de que alguma coisa acabará bem, mas é a certeza de que alguma coisa tem sentido, independente do modo como acabar”. – “A Esperança não é a última que morre, mas a primeira que nasce quando tudo parece perdido”.

“Com efeito, a Esperança nasce do amor e funda-se no amor que brota do coração de Jesus trespassado na cruz – se de facto, quando éramos inimigos de Deus, somos reconciliados com Ele pela morte de seu filho, com muito mais razão, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida (RM 5,10)”.
Ainda no decorrer da programação, os paroquianos tiveram um momento de oração pessoal. Ao retornarem para a sala de palestra, o seminarista Maycon fez uma explanação do Evangelho Lucas, Cap. 9. A princípio dos versículos 18-27, mas também indicou que fizessem a leitura do Cap 9 desde seu início. Logo após, mais uma reflexão de oração pessoal.
Para encerrar a primeira parte do Retiro, a reza do terço. Na parte da tarde, Pe. Adilson fez uma reflexão som destaque para a oração. E o Retiro Espiritual encerrou com um encontro bem perto de Jesus Cristo, a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Com informações: Pascom Paróquia da Piedade.