Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Católicos de Barbacena participam do encerramento do Jubileu de sua Padroeira.

Durante dez dias, católicos de Barbacena e região realizaram momentos de peregrinação para rezar, pedir, agradecer, e também, para render louvores à Nossa Nossa Senhora da Piedade pela ocasião de celebração de seu Jubileu.

O evento religioso, é um dos mais importantes do calendário oficial de eventos do município. Neste ano comemora-se os 270 anos da chegada da Imagem da Santa na cidade,  e 20 anos de elevação do templo a Santuário.

Lideranças religiosa de Barbacena e da Arquidiocese de Mariana estiveram presentes ao Santuário e participaram das celebrações do Jubileu em Honra à Nossa Senhora da Piedade.

No sábado, 15 de setembro, Dia de Celebrar a Santa e feriado municipal, houve missas e a Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Geovane Luís da Silva Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, o qual também foi Pároco do Santuário e Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Em entrevista concedida ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais, Dom Geovane deixou sua mensagem aos barbacenenses: “Neste dia em que celebramos a Padroeira de Barbacena e de Minas Gerias, somos convidados a redescobrir o rosto materno de Deus  na vida e na  pessoa de Maria. Ninguém mais do que Ela pode nos ensinar a seguir Jesus de perto, tendo compaixão dos sofredores e solidarizando-se  com aqueles que precisam de nós, essa é a missão da igreja, e essa é a missão dos devotos de Maria, solidarizar-se com quem sofre. Seguir Jesus  é viver a comunhão com os sofredores. E Maria não é só a Senhora da Piedade e das Dores, ela é a Senhora que venceu também com Cristo Jesus, e venceu caminhando na estrada do amor. Que seja assim a vida de todos desta querida cidade de Barbacena, um povo extremamente generoso e bom. Que todos recebam o meu abraço   afetuoso”, comentou.

Já o devoto, Luiz Paulo Pereira, que sempre esta presentes nos eventos religiosos organizados pelas paróquias de Barbacena, ele nos revelou o voto que fez à Nossa Senhora da Piedade: “Celebrar Nossa Senhora da Piedade é uma alegria muito grande, e esta tradição eu trago da minha família desde os tempos de meu pai, e desde quando eu ainda era  criança  ele nos trazia aqui paro o Santuário, e após  términos das festividades e das procissões com a Imagem da Santa, ele mesmo se prontificava em ajudar a retirar a imagem do caminhão e colocar no interior da igreja, e este gesto eu acabei adquirindo dele. Após seu falecimento eu passei a seguir os passos dele, e este é o voto que fiz à Nossa Senhora da Piedade, que é o de enquanto vida e saúde eu estiver para estar à serviço da igreja, a minha missão é ajudar a retirar a imagem da Santa da igreja e colocar no caminhão para Veneração dos fiéis de Barbacena e de todo o povo de um modo geral, para que assim possamos celebrar a grande Mãe de Deus, Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de nossa paróquia, de Barbacena e de Minas Gerais”, explanou o devoto, Luiz Paulo Pereira.

Devido ao falecimento de membro de sua família, o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, não pode estar presente para presidir a Solene Celebração Eucarística.

Finalizando o Jubileu, logo após a celebração eucarística das 17h, houve a tradicional Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Piedade que percorreu as principais ruas do Centro, retornando em seguida para o Santuário onde houve Bênção das Flores, Ato de entrega à Nossa Senhora e Coroação.

Fotos: Januário Basílio.