Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

A cavalo, grupo pretende doar quinze mil livros no interior de MG

Cavaleiros da Cultura, como são chamados, atuam há dez anos com esta missão. Trajeto de 260 km faz referência à obra do autor mineiro Fernando Sabino.

Nesta sexta-feira, dia 29 de junho, os Cavaleiros da Cultura dão início a mais uma Cavalgada Cultural, trabalho realizado há dez anos pelo grupo que chega em 2018 à marca de 1 milhão de livros doados. Desta vez, a missão da tropa é percorrer 260 quilômetros, em cerca de dez dias, saindo de Santa Cruz de Minas até o município de Rio Novo, na Zona da Mata, deixando com cada criança encontrada pelo caminho, um kit de livros.

Cinco cavaleiros percorrerão Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Dores de Campos, Alfredo Vasconcelos, Senhora das Dores, Desterro do Melo, Mercês, Rio Pomba e outros lugares passando pelas escolas da rede municipal de ensino. “O objetivo principal do nosso trabalho é levar uma perspectiva de um futuro melhor às crianças. Conhecimento ninguém tira. E nós, atuamos para proporcionar isso”, cita Carlos Oscar Niemeyer, presidente da Associação Cavaleiros da Cultura. Segundo ele, 15 mil livros serão distribuídos no trajeto em parceria com a Paulus Editora, de São Paulo.

O trajeto escolhido para a expedição é baseado nas andanças do personagem Geraldo Viramundo, presente na obra “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino. Na história, Viramundo é uma espécie de Don Quixote que percorre Minas Gerais querendo transformar o mundo.

Sabino será o grande homenageado da quinta edição da FliMinas – Festa Literária de Minas Gerais. O evento ocorrerá de 5 a 9 de setembro, em Rio Novo, com mais de cem atrações gratuitas ao público.

 

Sobre os Cavaleiros da Cultura

A Associação Cavaleiros da Cultura, criada em 2008, desenvolve projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes. Como instrumento, a instituição escolheu as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país, fora do eixo das grandes cidades. O grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores.

Com inúmeras expedições no currículo, os cavaleiros já percorreram quase 10 mil km e doaram 650 mil livros. A meta é atingir 1 milhão de exemplares doados ainda em 2016. Para isso, conta uma rede de voluntários, que dedica seu trabalho a captar doações e a viabilizar o treinamento de professores – voltado para o desenvolvimento do hábito da leitura. Por mês, são ao menos 200 beneficiados. Além disso, conta também com o apoio da Editora Paulus para a doação de exemplares para os públicos infantil, infanto-juvenil e juvenil, por meio do  Programa Direito e Cidadania.

Fonte: Associação Cavaleiros da Cultura.

Para saber mais sobre o projeto cultural Cavaleiros da Cultura, acesse:

http://cavaleirosdacultura.org.br