Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Celulares irregulares registrados em Minas Gerais vão receber alerta de bloqueio

A partir desta segunda-feira (7), os celulares irregulares que forem registrados em Minas Gerais vão receber um alerta de bloqueio e não vão mais poder ser utilizados depois do fim de março.

Estes aparelhos são aqueles que não têm o selo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele geralmente fica na parte onde é colocada a bateria, na parte de trás dos aparelhos.

O selo também é encontrado no manual de instruções do telefone. Ele garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia disponíveis no país. Aparelhos sem certificação da Anatel podem esquentar, dar choques, emitir radiação, explodir e até provocar incêndios.

Eles também podem ser produto de crime. Muita gente pede para bloquear o celular roubado por meio do imei, um número de registro que é diferente para cada aparelho. Mas os bandidos conseguem desbloquear o telefone e dão um outro número de registro para ele.

Agora, com o bloqueio das operadoras, estes golpes vão ficar mais difíceis. Os celulares comprados no exterior não vão ser afetados, desde que tenham um número de registro válido. Eles têm que ser certificados no país de origem por uma agência equivalente à Anatel.

Quem tentar registrar um aparelho irregular a partir desta segunda-feira vai receber um alerta de que o telefone será bloqueado dentro de 75 dias. Estas mensagens serão enviadas sempre pelo número 2828.

Por enquanto, os aparelhos irregulares já registrados não serão afetados. Quem comprou um telefone irregular deve procurar a loja ou a pessoa que vendeu o produto e buscar seus direitos como consumidor.

Outras informações no site da Anatel.

 

Fonte: G1.com/Minas Gerais/TV Globo Minas.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping