Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Cerca de 50 enxadristas participaram do início do Circuito Estudantil de Xadrez  em Barbacena.

A abertura do Circuito Estudantil promovido pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes foi em grande estilo. Com a presença de cerca de 50 jovens enxadristas, A Escola Estadual Adelaide Bias Fortes abriu suas portas no sábado (16), à tarde e foi palco de vários embates. Na categoria feminina, sub-14, Larissa Bertolim da Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Alfredo Vasconcelos, ficou com o título. No sub-18, a vencedora foi Vitória Cristina Ventura, da Escola Estadual Francisco Pires, da cidade de Barroso.

No masculino os vencedores foram: João Pedro Miranda Salim, no sub-14 e Matheus Defilipo Rodrigues, no sub-18. João Pedro estuda no Sesi e Defilipo é aluno da EPCAr, ambos de Barbacena. A segunda colocação de Otávio Santos Barbosa, no sub-14, aluno da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes foi bastante comemorada.

O resultado completo está publicado no chess-results: acesse http://chess-results.com/tnr358581.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES. Já as fotos estão registradas na página da Liga Regional de Xadrez, www.xadrezmatavertentes.com.br.  Uma das novidades do Circuito Estudantil é a criação de um rating (pontuação) exclusiva para os torneios. Sua divulgação será em cerca de dez dias, após a conferência dos cálculos pelos coordenadores da LRX.

“Nossa escola sente-se muito honrada em poder sediar a etapa Azul do Circuito Escolar de Xadrez que é um grande incentivo aos estudantes, pois sabemos o valor do xadrez como excelente exercício intelectual que mostra seus resultados em sala de aula”, comentou Eliane Rocha, vice-diretora da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes.

Destaques no torneio de abertura do circuito foram as delegações da Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas, do distrito de Palmital dos Carvalhos, município de Senhora dos Remédios,  e da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, de Alfredo Vasconcelos. Vários atletas que disputaram a Etapa Azul do Circuito Estudantil da Liga Regional de Xadrez estarão em ação a partir do dia 27 de junho, na cidade de Além Paraíba, região da Zona da Mata mineira, disputando a fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

A arbitragem foi de Ialex Campos, árbitro credenciado pela Confederação Brasileira de Xadrez e um dos coordenadores da Liga Regional. A etapa Azul teve o apoio de CNA e Odonto Company, além da Secretaria Municipal de Educação de Barbacena e Superintendência Regional de Ensino.

Etapa Vermelha, acontece no dia 14 de julho. A próxima etapa do Circuito Estudantil da Liga Regional de Xadrez será realizada no distrito de Palmital dos Carvalhos, município de Senhora dos Remédios, com as competições a serem realizadas nas dependências da Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas, com horário de início previsto para a acontecer a partir das 14h. A cor também já está escolhida: Vermelha. As inscrições serão abertas a partir do dia 1º de julho, na página da LRX e com ampla divulgação. Podem participar do Circuito Escolar todos os estudantes nascidos entre 2000 e 2003, na categoria sub-18 e os nascidos entre 2004 e 2007 competem na categoria sub-14. Os atletas são divididos ainda nos naipes masculino e feminino.

Fonte: Liga Regional de Xadrez.

BQHost Banner Grande 2