As fortes chuvas que atingem Minas Gerais continuam causando estragos. De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado nesta terça-feira (14), o número de municípios que decretaram situação de emergência subiu para 58.
Com este novo aumento, a situação se torna ainda mais crítica, com diversas localidades enfrentando inundações, deslizamentos de terra, destruição de pontes e isolamento de comunidades.
Conforme o balanço da Defesa Civil Estadual são 3.210 desalojados (estão na casa de parentes ou amigos) e 343 desabrigados (em abrigos públicos). O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem o território mineiro também teve aumento, subiu para 25.
A vítima, um homem de 30 anos, morreu na tarde de domingo (12) ao tentar atravessar de carro uma ponte sobre o Rio Verde Grande durante um intenso temporal. De acordo com a Defesa Civil, havia sinalização no local alertando sobre o perigo da travessia. No entanto, o veículo foi arrastado pela forte correnteza e o homem ficou submerso. O corpo da vítima foi localizado pelos bombeiros na manhã de segunda-feira (13).

Calamidade pública em Ipatinga
Gustavo Nunes (PL), prefeito de Ipatinga, no Vale do Aço de Minas Gerais, decretou nesta terça-feira (14) estado de calamidade pública no município em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias. O decreto 11.416 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município por conta dos graves danos humanos, materiais e prejuízos econômicos na cidade.
A medida foi tomada para ampliar a resposta das autoridades durante o período de crise, que exige mais empenho do poder pública e ajuda humanitária. No último domingo (10), dez pessoas perderam a vida em soterramentos após deslizamentos.
Um balanço da prefeitura compartilhado nesta quarta informa que há 90 desabrigados e 400 desalojados no município.
Há previsão de mais chuva nos próximos dias, de acordo com a Defesa Civil.

Com informações: Hoje em Dia e Rádio Itatiaia.